Procurador do Estado afirma que conflitos na reserva indígena de Charrua causam invasões na Região

Rádio Uirapuru http://www.rduirapuru.com.br/ - 06/03/2018
A justiça começa a dar parecer positivo aos agricultores da região envolvendo a polêmica questão das demarcações de terras para indígenas na região. Na semana passada a Uirapuru noticiou que a Justiça Federal de Erechim julgou procedente a Ação Popular movida contra a demarcação da Terra Indígena Passo Grande do Forquilha.

Com isso a demarcação, em um primeiro momento, poderá ser anulada. O motivo é bem simples para a justiça: não ficou comprovado que haviam índios naquela área em 1988, ou que eles estavam lá, saíram e tentaram voltar em um período de 50 anos. Esta é a base para determinar quando uma área pertencia aos índios.

Falando novamente na Uirapuru sobre o assunto, o procurador do Estado, Rodinei Candeia, revelou que a situação começa a se desenhar favorável aos produtores, que por anos permaneceram com medo de perder terras passadas de gerações para gerações. Explicou que, na nossa região, a raiz de muitos conflitos está na reserva de Charrua.

Conforme Candeia, um juiz chegou a citar depoimento de um cacique, onde falava que os índios queriam a demarcação por terem sido expulsos da reserva de Charrua.Candeia acredita que estes conflitos internos de Charrua, onde até assassinatos já ocorreram, são responsáveis por outras questões menores envolvendo ocupações. Defendeu a ideia de que a Polícia Militar tem autoridade para agir em crimes cometidos por indígenas e realizar segurança quando envolve este povo.

Para Candeia, desde 2002 difundiu-se, de forma errada, que somente a Polícia Federal poderia realizar qualquer repreensão quando envolvendo índios.Este trabalho pode e deve ser feito pela polícia em geral. Candeia afirma que esta ideia errada foi criada para reforçar e fortalecer as ocupações de terras por índios.



http://www.rduirapuru.com.br/geral/50333/procurador+do+estado+afirma+que+conflitos+na+reserva+indigena+de+charrua+causam+invasoes+na+regiao
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Passo Grande do Rio Forquilha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.