Funai promove I Encontro de Cultura Cinematográfica do Xingu

Funai http://www.funai.gov.br/ - 14/03/2018
Com o objetivo de iniciarem uma discussão sobre seu papel no controle da imagem de suas etnias e a diminuição do assédio por parte de profissionais não-indígenas, os fotógrafos e cineastas xinguanos realizarão, entre 19 e 21 de março, o I Encontro de Cultura Cinematográfica na Coordenação Técnica Local(CTL) da Funai Gaúcha do Norte I, antiga CTL Leonardo Villas Boas, com a presença de cerca de 100 participantes, incluindo lideranças e convidados.

A imagem dos povos indígenas do Xingu vem sendo explorada e comercializada por profissionais da fotografia e do audiovisual desde os primeiros contatos com os irmãos Villas Boas. A beleza de suas manifestações culturais, sobretudo da cerimônia do Kuarup, atrai os olhares do mundo com divulgação nacional e internacional.

Muitos daqueles profissionais não se submetem aos mecanismos de controle da Funai (Portaria 177/2004) e negociam diretamente com os indígenas, que muitas vezes acabam lesados, sobretudo quanto ao pagamento do justo valor pelo uso de sua imagem. Por outro lado, existem atualmente muitos indígenas do Xingu que foram capacitados no uso daquelas tecnologias e tornaram-se exímios fotógrafos e cinegrafistas, graças ao trabalho desenvolvido pela ONG Vídeo nas Aldeias e da própria Funai (Museu do Índio), através do Programa de Documentação das Culturas Indígenas.

Confira a programação:

1o Dia: Direito de imagem (palestra de colaborador que atuou com o tema na Funai) - O papel dos profissionais indígenas no controle da imagem e na preservação do patrimônio cultural do Xingu.

2o Dia: O papel das mulheres indígenas: exploração de sua imagem e sua formação em fotografia e audiovisual - Discussão sobre a criação de um Banco de Imagem para que os próprios indígenas possam comercializar fotos e vídeos com agências de notícias e órgãos de comunicação.

3o Dia: Apresentação de danças e jogos tradicionais na aldeia Yawalapiti, momento que servirá de treinamento para os fotógrafos e cineastas indígenas iniciantes sob a orientação dos mais experientes. Todo o evento será coordenador por quatro indígenas do Xingu com ampla experiência no tema, incluindo o Coordenador Regional do Xingu, Kumaré Txicão, que foi cinegrafista profissional e teve documentários premiados em festivais internacionais.

O Encontro tem o apoio principal da FUNAI/CGPC/CR Xingu e da Associação Terra Indígena do Xingu - ATIX.

Na sequência, de 23 a 28 de março, haverá, na aldeia Kalapalo, um curso de formação em audiovisual específico para mulheres indígenas do Xingu, organizado pela Associação Yamuricumá das Mulheres Xinguanas, também com o apoio da Funai.

Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania


http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4794-funai-promove-i-encontro-de-cultura-cinematografica-do-xingu
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.