Índios autorizam entrada da Funai para Estudo Ambiental na reserva

Folha web http://folhabv.com.br/ - 15/03/2018
As lideranças indígenas Waimiri-Atroari autorizaram que as equipes da Funai entrassem na reserva e fizessem o estudo do impacto ambiental na região.

A reunião entre lideranças da Fundação Nacional do Índio (Funai) e os líderes da etnia foi divulgada pelo senador Romero Jucá (MDB) para a Folha de Boa Vista.

"Esse é um momento histórico para Roraima porque destrava o processo de construção de uma linha que vai garantir segurança energética e condições de desenvolvimento para o Estado. Nós vamos ter a partir dessa obra, uma energia confiável, barata e que vai dar condições de gerar empregos e desenvolvimento, fazendo com que possamos atrair indústrias e tudo mais. Cobramos e o resultado veio.", afirmou o senador.

O presidente Michel Temer pode permitir que a Eletronorte execute a obra, indenizando a empresa Alupar que entregou sua parte na empreitada. O presidente Nacional da Funai, General Franklimberg Ribeiro de Freitas explicou os próximos passos que serão adotados junto às lideranças para a execução da obra.

"Nós temos que cumprir algumas etapas que estão previstas na portaria no. 60/15. E uma delas é fazer o plano básico ambiental que é quando o empreendedor realmente entra na terra indígena para analisar os impactos, fazer o trabalho de topografia e definir onde as torres serão instaladas. Nossa dificuldade anterior, é que nós não tínhamos autorização antes para entrar. Mas, fomos lá e apresentamos e tivemos uma resposta positiva, com a aprovação do nosso plano de trabalho", afirmou.



http://folhabv.com.br/noticia/Indios-autorizam-entrada-da-Funai-para-Estudo-Ambiental-na-reserva/37791
Energia:Geral

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Waimiri Atroari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.