Aldeia Jenipapo-Kanindé comemora 18 anos de demarcação da terra

O povo https://www.opovo.com.br/jornal/ - 10/04/2018
A aldeia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, está em festa. Durante todo o dia de ontem, indígenas e não indígenas entrançaram encontros para comemorar os 18 anos pelo "marco vivo da terra" e os 73 anos de vida da cacica Pequena. Os festejos, com dança, ritual, comida e memória, também serviram para expiar qualquer manifestação de violência. Palavras da líder dos índios cearenses que vivem a 31,9 km de Fortaleza. Há quase dois meses (15/2), os corpos de dois integrantes do PCC paulista, Gêge do Mangue e Paca, foram encontrados na floresta da tribo, na área da Lagoa da Encantada.

Nos 1.734 hectares do território indígena, conta a cacica Pequena, quem falece é por "coisa natural e, depois de homenageado, é levado ao cemitério". Até então, reforça, não se tinha notícia, nos domínios da aldeia, de assassinato.

A morte violenta, ressaltou Pequena, não era o tema principal do encontro de nativos e forasteiros reunidos debaixo das "mangueiras do tio Odorico", o último cacique dos jenipapo-kanindé. Manhã e tarde foram para agradecer e reverenciar a luta pela demarcação da terra. Um esforço contado a partir de 2000 até a conquista, em definitivo, em 2008/2009, do território para 500 indígenas - cerca de 120 famílias.


Nos anos 1980, estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) passaram quatro anos fazendo estudos sobre a existência de remanescentes de um povo indígena em Aquiraz. "Com as histórias contadas, os relatos de costumes e outras descobertas dos professores e alunos, ficou comprovado que éramos índios", refaz Pequena.


O povo dali, do tempo da infância de Maria de Lurdes da Conceição Alves, hoje a cacica Pequena, era proibido pelos pais de revelar que seriam índios. "Tinham medo de fazerem alguma coisa com nós. Tratavam a gente como os cabeludos da Encantada pra dizer que era gente estranha, diferente. Meu pai e minha mãe cansavam de repetir que não se podia dizer que eram filhos de indígenas", relembra.

Depois, o cardeal dom Aloísio Lorscheider, da Arquidiocese de Fortaleza, pôs a pastoral indigenista e o advogado Aécio Pontes para auxiliar quem se reconhecia índio para buscar, juridicamente, a demarcação da terra esquadrinhada entre dunas, uma lagoa e uma floresta perto do mar do município de Aquiraz .

"Minha mãe passou 11 anos lutando com a dona Zuleida, uma liderança da comunidade do Trairussu. Um dia, a Funai veio querer comprovar quem se reconhecia índio jenipapo-kanindé. Reafirmamos e assumimos o protagonismo da nossa história", conta Juliana Jenipapo-Kanidé, 32, filha da cacica Pequena.




https://www.opovo.com.br/jornal/cidades/2018/04/aldeia-jenipapo-kaninde-comemora-18-anos-de-demarcacao-da-terra.html
Índios:Terras/Demarcação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Lagoa Encantada
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.