Collor diz que foi presidente que mais homologou terras indígenas. Será?

O Globo - https://blogs.oglobo.globo.com/eissomesmo - 19/04/2018
Collor diz que foi presidente que mais homologou terras indígenas. Será?

POR MARLEN COUTO
19/04/2018 20:04

Em postagem em seu perfil oficial no Facebook, o senador e presidenciável Fernando Collor de Mello afirmou nesta quinta-feira, Dia Nacional do Índio, que foi o presidente da República que mais homologou terras indígenas no período democrático. No texto, o ex-presidente também afirma que demarcou o maior território da história, o Yanomami, em 1992. Checamos o que dizem os dados disponíveis sobre o tema.
_____
"No período democrático, Collor foi o presidente da República que mais homologou terras indígenas".
Falso
Levantamento do Instituto Socioambiental (ISA) aponta que, na verdade, o ex-presidente Fernando Henrique foi quem mais homologou terras indígenas desde o governo Sarney. Entre 1995 e 2002, foram 145 terras homologadas, se considerados seus dois mandatos, e 118 declaradas. Entre 1990 e 1992, na gestão Collor, foram 112 homologadas e 58 declaradas, o segundo maior número no ranking de presidentes brasileiros.
O mesmo ocorre em área homologada. Fernando Herique demarcou 31,5 milhões de hectares em seu primeiro mandato, contra 26,4 milhões no governo Collor.
Desde a redemocratização, o presidente Michel Temer, por enquanto, é quem menos homologou terras indígenas. Desde que assumiu, em agosto de 2016, nenhum decreto foi assinado pelo peemedebista. Em seguida, entre os que menos homologaram, estão Itamar Franco (16 decretos) e Dilma Rousseff (21).
O GLOBO procurou a assessoria de imprensa do senador para comentar a checagem, mas ainda não houve resposta.


_____
"Em 1992, ele (Collor) demarcou o território Yanomami, o maior da história"

Verdadeiro
O território Yanomami, localizado nos estados do Amazonas e Roraima, de fato foi homologado por meio de um decreto de Collor em 1992. De acordo com a lista de terras indígenas regularizadas e homologadas da Fundação Nacional do Índio (Funai), o terrítório tem a maior área entre os já homologados no país. São 9,6 milhões de hectares.

https://blogs.oglobo.globo.com/eissomesmo/post/collor-diz-que-foi-presidente-que-mais-homologou-terras-indigenas-sera.html
Índios:Terras/Demarcação

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.