Radio Agência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/ - 27/04/2018
Decreto homologa demarcação da terra indígena Baía dos Guató em MT
O decreto que homologa a demarcação da terra indígena Baía dos Guató, em Mato Grosso, foi assinado nesta quinta-feira (26) pelo presidente Michel Temer. A área de 20 mil hectares fica no município de Barão do Melgaço e será de posse permanente dos índios Guató. Ainda é preciso registrar a terra em cartório.
Esse povo é originário do bioma Pantanal. De acordo com o Instituto Socioambiental, os Guató foram considerados extintos em 1950 pelo então Serviço de Proteção ao Índio. Só em 1976, uma missionária encontrou em Corumbá a artesã Josefina, descendente da etnia, e constatou que existiam Guatós espalhados na periferia da cidade.
Temer assinou o decreto na semana em que mais de 100 povos indígenas estão reunidos em Brasília, no 15o Acampamento Terra Livre. O encontro é realizado anualmente. Entre as demandas estão a maior rapidez no processo de demarcação de terras e o acesso a serviços públicos, como saúde. Protestos foram realizados esta semana pelo grupo na Esplanada dos Ministérios. Uma projeção foi realizada na fachada das torres do Congresso Nacional, na noite desta quinta-feira, pedindo "demarcação já".
http://radioagencianacional.ebc.com.br/educacao/audio/2018-04/decreto-homologa-demarcacao-da-terra-indigena-baia-dos-guato-em-mt
PIB:Leste do Mato Grosso
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Baía dos Guató
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.