ICMBio participa de operação de combate ao garimpo ilegal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/05/2018
ICMBio participa de operação de combate ao garimpo ilegal
A operação ocorreu em terra indígena Munduruku, região situada ao sul do estado do Pará.

ICMBio
Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 15h56


A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e as Forças Armadas, deflagrou na quinta-feira (3/5) a Operação Pajé Brabo, que teve o objetivo de coibir o funcionamento de garimpos ilegais. Na ação, os agentes inutilizaram seis máquinas de grande porte, que foram ilegalmente instaladas nestes locais de exploração, e autuaram garimpeiros. A operação ocorreu em terra indígena Munduruku, região situada ao sul do estado do Pará, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga.

A operação contou com quatro helicópteros, 23 policiais federais, sendo 18 do COT (Comando de Operações Táticas), além de diversos agentes de fiscalização dos outros órgãos que também participaram da operação.

A atuação policial se deu devido a uma determinação judicial gerada a pedido de lideranças indígenas da região que sofrem com a degradação ambiental causada pela prática ilegal da exploração de minérios. Esse fato tem provocado a poluição de rios, causado doenças e gerado outros problemas sociais como prostituição e tráfico de entorpecentes.

O nome Pajé Brabo é uma referência à crença de algumas etnias indígenas de que determinada pessoa tem o poder de causar mal à comunidade e deve ser eliminada. As máquinas pesadas que destroem a vegetação e os rios representam este mal.

Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Pará



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9607-icmbio-participa-de-operacao-de-combate-ao-garimpo-ilegal

Garimpo:Amazônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mundurucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.