Aprovada a reabertura do Pico da Neblina

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.verdesmares.com.br - 24/05/2018
Aprovada a reabertura do Pico da Neblina
No ponto mais alto do Brasil, os indígenas Yanomami querem retomar o ecoturismo a partir de 2019

Uma boa notícia para os viajantes que buscam aventuras ligadas ao turismo sustentável: a proposta para retomar atividades no Pico da Neblina, o ponto mais alto do País, localizado a 2.995 metros de altura, no Estado do Amazonas, foi aprovada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).
A medida faz parte do Plano de Visitação Yaripo - Ecoturismo Yanomami, que busca implantar o ecoturismo sustentável e harmônico na região a partir do próximo ano, e aguarda agora a aprovação da Fundação Nacional do Índio (Funai) para que a etnia indígena possa acompanhar os turistas durante os passeios e trilhas na área da montanha.
A região do Yaripo, como o Pico é conhecido pelos indígenas, não recebe visitantes desde 2002, quando a atividade turística foi vetada por decisão judicial, uma vez que a terra é duplamente protegida, pertencendo a 13 povos indígenas e também fazendo parte do Parque Nacional do Pico da Neblina.
Local sagrado
Gestora do Parque Nacional, Luciana Uehara explica que o incentivo ao turismo na região significa "uma possibilidade de construção de agenda positiva e de superação dos conflitos históricos".
Considerada uma região sagrada para os índios, o Yaripo é alvo de extração ilegal de ouro, o que faz com que o turismo seja um dos elementos de auxílio à fiscalização e inibição de práticas nocivas. A expectativa é de que a atividade também beneficie economicamente 800 pessoas da etnia Yanomami que trabalharão diretamente com o turismo.
Visitação
Além dos indígenas, o plano ecoturístico foi desenvolvido em parceria com o próprio ICMBio, Funai, Exército Brasileiro, Secretaria de Turismo do município de São Gabriel da Cachoeira e o Instituto Socioambiental (ISA).
A visitação deverá ser aberta ao público somente em 2019 mas, quem tiver interesse em conhecer o local junto com os Yanomami, já pode se inscrever na lista de espera mantida pela Associação Yanomami do Rio Cauaburis (Ayrca), responsável pelo turismo no local.


http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tur/aprovada-a-reabertura-do-pico-da-neblina-1.1942953


UC:Parque

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.