Operação do Ibama desativa garimpos ilegais instalados em terras indígenas no AM

G1 https://g1.globo.com/ - 29/05/2018
Uma operação no Sul do Amazonas desativou garimpos ilegais instalados na Terra Indígena Tenharim no Igarapé Preto - área de 87,4 mil hectares, localizada no município de Novo Aripuanã, a 227 km de Manaus.

A ação foi realizada pelo Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foram desativadas quatro escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, duas motobombas e uma caminhonete usadas na prática ilegal.

O Ibama investiga os responsáveis pelas atividades ilegais na localidade. Todas as informações obtidas durante a operação serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para abertura de processos criminais.

A operação visa combater ilícitos ambientais, como exploração mineral e extração de madeira em Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Noroeste de Mato Grosso e no Sul do Amazonas.

A região abriga extensos maciços florestais que sofrem pressão de grupos criminosos. O Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama prevê ações de fiscalização regulares na região para impedir o furto de madeira, a degradação ambiental e a contaminação dos corpos hídricos.



https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/operacao-do-ibama-desativa-garimpos-ilegais-instalados-em-terras-indigenas-no-am.ghtml
Garimpo:Amazônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tenharim do Igarapé Preto
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.