Comitiva cobra celeridade do Ministério da Justiça sobre demarcação do Morro dos Cavalos

Notícia do dia https://ndonline.com.br/florianopolis - 08/06/2018
A demarcação da área indígena do Morro dos Cavalos, nas margens da BR-101, em Palhoça, foi tema de uma reunião do ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o presidente da Funai, Wallace Moreira de Bastos, com o senador Dário Berger, o deputado federal Valdir Colatto e a deputada estadual Dirce Heiderscheidt, todos do PMDB, entre outros integrantes da comitiva catarinense. Os parlamentares cobraram agilidade do ministério para revisar a demarcação. Do encontro, quarta-feira, saiu o compromisso para análise da documentação em até 15 dias.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou que o ministério da Justiça aprecie um pedido de revisão da área demarcada, formulado em 2013 pela Procuradoria-Geral do Estado. A CPI da Funai, realizada entre 2015 e 2017 pela Câmara dos Deputados, questionou a origem dos índios no local. Já há uma nova área destinada para o deslocamento do povo local.

Conforme o líder comunitário Rodrigo Amaral Rosa, que também participou da reunião, mais de 100 famílias palhocenses serão atingidas, caso a demarcação indígena seja efetivada. Além disso, a construção da Ferrovia Litorânea se tornaria inviável, a exemplo da duplicação da BR-101, que dependeria da construção de túneis, ao custo de R$ 1,2 bilhão.




https://ndonline.com.br/florianopolis/coluna/altair-magagnin/comitiva-cobra-celeridade-do-ministerio-da-justica-sobre-demarcacao-do-morro-dos-cavalos
Índios:Terras/Demarcação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Morro dos Cavalos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.