Indígenas pedem mais segurança e retomada de demarcação de terras no Sul da Bahia

Ministério da Justiça http://justica.gov.br/ - 08/06/2018
Lideranças indígenas das etnias Tubinambá e Pataxó foram recebidas na tarde desta quinta-feira (7) pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, e pelo presidente da Fundação Nacional do Índio - Funai, Wallace Moreira. Os indígenas pediram a retomada do processo de demarcação territorial, no extremo Sul da Bahia, suspenso por mandado de segurança. Os indígenas, que reivindicam a demarcação de três áreas: Tupinambá, Reserva de Caramuru Catarina Paraguaçu e Barra Velha, também solicitaram mais segurança para a região.

O processo de demarcação de terras encontra-se na Funai, mas a previsão é de que seja encaminhado ao Ministério da Justiça nas próximas semanas para a execução dos trâmites necessários. Segundo o ministro, o Ministério Público Federal já solicitou à Advocacia Geral da União (AGU) uma nova análise sobre a questão. No seu entendimento, cada caso deve ser visto separadamente, conforme a cultura e região de cada tribo. Torquato Jardim prometeu celeridade às demandas solicitadas.


http://justica.gov.br/news/collective-nitf-content-41
Índios:Terras/Demarcação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  • TI Caramuru / Paraguassu
  • TI Tupinambá de Olivença
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.