FOIRN divulga empresas selecionadas para explorar o turismo de pesca esportiva na TI Jurubaxi-Téa e TI Uneuixi

Pesca amadora www.pescamadora.com.br - 21/06/2018
Desde 29 de maio de 2018, empresas interessadas em explorar a pesca esportiva nas Terras Indígenas Jurubaxi-Téa e Uneuixiao, passam por um processo de seleção pela ACIMRN, FOIRN e comunidades indígenas das Terras Indígenas Jurubaxi-Téa e Uneuixi, com apoio do ISA, FUNAI e IBAMA e acompanhamento do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF - AM), a partir dos Termos de Referência (TI Jurubaxi-Téa e TI Uneuixi).

No total, foram recebidas 6 propostas para os dois termos de referência, as quais foram analisadas e discutidas em assembleias comunitárias para a escolha das empresas que passarão a ser parceiras das comunidades e que vão poder explorar o turismo de pesca esportiva em áreas distintas.

PROCESSO - TR JURUBAXI-TÉA
Em assembleia realizada entre os dias 11 a 13 de junho de 2018, após ampla análise da documentação enviada, com apoio técnico da ACIMRN, FOIRN, ISA, FUNAI e IBAMA e acompanhamento do Ministério Público Federal do Amazonas MPF - AM, as comunidades São Francisco e Acariquara da Terra Indígena Jurubaxi-Téa, escolheram a proposta do Consórcio Amazon Nemo Turismo (Barco Hotel Amazon Tucuna) e Tapacauá Viagens e Turismo (Kalua Barco Hotel) para operar em parceria no trecho baixo do rio Jurubaxi.

Já para operar apenas no trecho alto do rio Jurubaxi, a proposta vencedora foi da empresa TC Turismo Eireli - Tuco Tur que passará a explorar a área de acordo com o TR.

PROCESSO - TR UNEUIXI
Em assembleia realizada entre os dias 15 a 17 de junho de 2018, após ampla análise da documentação enviada, com apoio técnico da ACIMRN, FOIRN, ISA, FUNAI e IBAMA e acompanhamento do Ministério Público Federal do Amazonas MPF-AM, as comunidades Roçado e São Joaquim da Terra Indígena Uneuixi escolheram a proposta da empresa Itaicy Fly Fishing Lodge Brasil para operar em parceria com as comunidades no alto rio Uneuixi de acordo com o TR.

Segundo nota da FORIN, a partir de agora as empresas vencedoras do consórcio receberão instruções relativas aos próximos procedimento a serem adotados para formalizar a parceria e posterior exploração de áreas conforme termos estabelecidos pelas associações envolvidas e que contribuíram neste processo de construção coletiva do desenvolvimento sustentável do Médio Rio Negro.


http://www.pescamadora.com.br/2018/06/foirn-divulga-empresas-selecionadas-para-explorar-o-turismo-de-pesca-esportiva-na-ti-jurubaxi-tea-e-ti-uneuixi/
Recursos Hídricos:Pesca

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Uneiuxi
  • TI Jurubaxi-Téa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.