Projeto Olhos do Xingu realiza nova expedição com apoio da Zeiss

Segs https://www.segs.com.br/ - 29/06/2018
1
Expedição contou com a presença de 17 voluntários diretos, equipamentos de alta tecnologia da Zeiss e médicos estrangeiros referência em suas áreas de atuação, possibilitando o atendimento a mais de 400 pacientes indígenas da região do Xingu

Com o objetivo de proporcionar cuidados oftalmológicos à população indígena, o Projeto Olhos do Xingu realizou uma nova expedição, com o apoio da ZEISS, entre os dias 4 e 14 de junho. Referência internacional em microscopia e tecnologias para a indústria médica, a multinacional alemã cedeu os equipamentos OPMI®pro e IOLMaster®, utilizados nos procedimentos médicos e cirúrgicos, e doou lentes intraoculares, contribuindo para atendimento a cerca de 410 pacientes da região.

Promovido pela Associação Médicos da Floresta, a expedição "Ação Cirúrgica II" ocorreu nas aldeias Pavuru, Moygu e Ayporé e contou com a participação de 17 voluntários diretos do Projeto (entre oftalmologistas, anestesistas, clínicos gerais, engenheiros e equipe logística), além de 20 voluntários indiretos (da própria região do Xingu). Contou ainda com a participação dos médicos convidados Takayuki Akahoshi, considerado um dos mais importantes e inovadores cirurgiões de catarata do mundo, e Ronald Yeoh, presidente da Asia-Pacific Association of Cataract & Refractive Surgeon. Ao todo, foram 75 atendimentos clínicos, 260 atendimentos oftalmológicos e 72 cirurgias.

Focada na contribuição para o progresso da medicina e na ajuda aos médicos em todo o mundo para a melhoria da qualidade de vida de seus pacientes, a ZEISS participa desde a primeira edição do projeto, com equipamentos de alta tecnologia, lentes e know-how para a realização dos procedimentos necessários. "Desenvolvemos equipamentos de alta precisão, que possibilitam um diagnóstico rápido e eficaz, além disso, nossos microscópios oferecem o que há de mais moderno para a realização de cirurgias corretivas. Estamos orgulhosos por fazer parte de uma ação tão nobre e ver nossa tecnologia fazendo a diferença na vida dessas pessoas", Jairo Azevedo, diretor da Divisão Médica da ZEISS Brasil.

O Projeto Olhos do Xingu teve início em maio de 2016, com a expedição Leonardo, que possibilitou o atendimento e triagem de 56 pacientes cirúrgicos. Desde então já foram realizadas 7 expedições, mais de 4.000 consultas médicas e oftalmológicas e aproximadamente 100 cirurgias de catarata e pterígio na região do Xingu.

Para chegar a essas áreas são realizadas diversas viagens preparatórias para alinhamento das ações com as lideranças locais e órgãos federais de atenção à saúde indígena. Os atendimentos acontecem nas próprias aldeias onde uma estrutura especial é preparada para a realização das consultas e exames. Já as cirurgias são realizadas em centros montados na cidade mais próxima às tribos, para os quais os pacientes são transportados e posteriormente internados por sete dias (para cuidados pós-operatórios) com apoio do DSEI - Xingu (Distrito Sanitário Especial Indígena) e da CASAI - Canarana (Casa de Saúde do Indígena).

"Poder contar com o apoio de instituições privadas que se identificam com a causa e o nosso trabalho, como é o caso da ZEISS, é fundamental. Isso nos permite realizar as cirurgias com auxílio de um dos melhores microscópios do mundo (OPMI), além de termos o suporte do IOL Master, para fazer o cálculo mais rápido e preciso da lente intraocular necessária para cada paciente. Estamos trabalhando de forma assertiva, levando qualidade e praticidade ao Projeto", explica Frank Hida, vice-presidente e cofundador do Projeto Olhos do Xingu.

É um verdadeiro trabalho em equipe. "Fazemos tudo de coração, como um time unido, onde cada um faz a diferença. Todos os voluntários carregam caixas, empacotam materiais, contabilizam insumos, tudo para levarmos o melhor atendimento possível a essa população tão necessitada de auxílio médico. Existem 285 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo e, esse trabalho é o pouco que conseguimos fazer para mudar essa realidade, por isso o realizamos com empenho e seriedade, doando não apenas o nosso tempo, mas também a nossa dedicação e respeito", conclui Hida.

O Projeto Olhos do Xingu deve realizar outras três expedições ainda esse ano, em agosto, setembro e novembro, levando atendimento médico e oftalmológico à população indígena que, muitas vezes, nunca teve acesso a esses serviços e equipamentos e depende da visão para caçar e sobreviver.

Sobre a ZEISS

O Grupo Carl Zeiss AG é hoje um líder mundial de tecnologias altamente inovadoras nas indústrias médica, óptica, mecânica de precisão e sistemas microscópicos de visualização eletrônica. Há mais de 170 anos a ZEISS contribui com o progresso tecnológico mundial ao promover a criação, medição, análise e processamento de dados nas mais diferentes áreas. A companhia está presente em mais de 40 países, com cerca de 40 unidades de produção, mais de 50 centros de assistência e distribuição e quatro centros de pesquisa e desenvolvimento. A multinacional foi fundada em 1846 na cidade de Jena e, atualmente, sua sede fica em Oberkochen, na Alemanha. A ZEISS está presente no Brasil há 90 anos.



https://www.segs.com.br/demais/123350-projeto-olhos-do-xingu-realiza-nova-expedicao-com-apoio-da-zeiss
Índios:Saúde

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.