PF e IBAMA deflagram operação contra garimpo ilegal em RO e MT

Diário da Amazônia http://www.diariodaamazonia.com.br/ - 13/07/2018
Entre os dias 4 e 6 de julho, a Delegacia de Polícia Federal, em Ji-ParanáRO e a Superintendência do IBAMA do Mato Grosso/MT deflagraram uma operação conjunta de combate ao garimpo ilegal em 03 terras indígenas situadas na divisa entre os dois estados.

Participaram da operação 16 Policiais Federais e 08 Agentes Ambientais do IBAMA. A operação também recebeu o apoio de 08 soldados da Força Nacional.

Para transportar as equipes ás áreas de garimpo foram usadas duas aeronaves: 01 helicóptero esquilo do IBAMA e 01 helicóptero AW 139 da Polícia Federal.

Durante os 03 dias de operação as equipes desembarcaram em áreas de garimpo da Terra Indígena Sete de Setembro, Terra Indígena Parque do Aripuanã e Terra Indígena Roosevelt.

Foram destruídas grande quantidade de máquinas, equipamentos e materiais e usados pelos garimpeiros, tais como: pás carregadeiras, dragas e combustíveis. Também foram destruídos inúmeros acampamentos montados na floresta, às margens das áreas de garimpo, que serviam como base das atividades ilegais. A contabilização do número e valor dos materiais destruídos ainda está sendo realizada pelos órgãos oficiais.

O IBAMA lavrou Termos de Apreensão e de Destruição/Inutilização dos materiais encontrados e a Polícia Federal instaurou inquérito policial para apurar a autoria da atividade criminosa.

Segundo o Delegado Everton Manso, coordenador da operação, os resultados foram extremamente positivos e a inutilização dos meios logísticos das organizações criminosas envolvidas na atividade garimpeira deve diminuir consideravelmente a continuidade da prática do crime nas áreas objeto da operação.


http://www.diariodaamazonia.com.br/pf-e-ibama-deflagram-operacao-contra-garimpo-ilegal-em-ro-e-mt/
Garimpo:Amazônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Aripuanã
  • TI Roosevelt
  • TI Sete de Setembro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.