Índios acampados em prédio da Funai em Passo Fundo pedem segurança para voltarem a reserva do Votouro

G1 https://g1.globo.com/ - 03/08/2018
Há três meses, 30 índios que viviam na reserva do Votouro, em Benjamin Constant do Sul, no Norte do Rio Grande do Sul, estão acampados em Passo fundo, na sede da Fundaçao Nacional do Índio (Funai). O grupo aguarda segurança para poder voltar para casa.

Na quinta-feira (2), a Polícia Federal prendeu quatro pessoas. O objetivo da ação era cumprir 14 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão na reserva. A investigação federal diz respeito aos dois homicídios, além de outros crimes praticados por líderes indígenas.

Os constantes conflitos na aldeia, a morte de um indígena e depois o assassinato do sobrinho do prefeito motivaram a saída do grupo. "A situação é essa que todo mundo sabe. Nós estamos passando necessidade, mas vamos levando. Por enquanto, nós não temos lugar certo, nós vamos permanecer aqui, porque aqui é o único lugar que nós temos segurança", disse o representante do grupo, Edimar de Oliveira Pires.

A Funai disse que fez várias tentativas de acordo com o grupo, todas sem sucesso. A única saída foi solicitar a reintegração de posse.
"Já foram feitas diversas tentativas de colocação dessas pessoas em outras áreas indígenas. Cerca de seis áreas se dispuseram a recebê-los, mas eles também não aceitaram. De fato, aqui não é o local adequado para eles permanecer, não tem mais como permanecer aqui", explica Rafael Ávila, coodenador Regional Substituto da Funai.

Mesmo com decisão favorável ao órgão, eles firmaram um acordo e os índios tiveram permissão para ocupar o prédio por mais 30 dias. O prazo para os indígenas desocuparem o prédio da Funai termina na próxima quinta-feira (9). Enquanto aguardam uma solução para o impasse, as famílias pretendem continuar na sede do órgão.

"Nós estamos esperando a prisão dos envolvidos. Se eles forem pegos o nosso interesse é voltar para reserva, porque nós somos natural daquela reserva. Nós saimos de lá injustiçados, porque se nós tivesse alguma coisa errada, nós não tava procurando justiça", disse Edimar.



https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2018/08/03/indios-acampados-em-predio-da-funai-em-passo-fundo-pedem-seguranca-para-voltarem-a-reserva-do-votouro.ghtml?utm_source=isa&utm_medium=&utm_campaign=
Índios:Política Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Votouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.