Duas pessoas são presas por extração ilegal de madeira do Parque Cavernas do Peruaçu e em área dos índios xacriabás

G1 - http://g1.globo.com/ - 23/08/2018
Duas pessoas são presas por extração ilegal de madeira do Parque Cavernas do Peruaçu e em área dos índios xacriabás
23/08/2018 12h08

Por G1 Grande Minas

Operação foi desencadeada após denúncias de lideranças indígenas em São João das Missões; há pelo menos 15 anos são registrados crimes de extração ilegal na região, segundo a Funai.

Duas pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (23) por extração ilegal de madeira do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e na Terra Indígena Xacriabá, no Norte de Minas. Uma operação conjunta entre Ministério Público Federal, Polícia Militar, Polícia Federal, Ibama e o ICMBio constatou a existência de uma organização criminosa que atuava na região.

A PF afirma que diversas fiscalizações foram feitas nestas áreas após denúncias de lideranças indígenas. Além das prisões preventivas, foram cumpridos nesta quinta mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas suspeitas de envolvimento no crime.

De acordo o chefe de coordenação técnica local da Funai, Marcelino Mendonça de Aquino, há pelo menos 15 anos são registradas ocorrências de desmatamento ilegal na área dos índios xacriabá. "Nós acompanhamos estes registros. Sabemos que tem cerca de seis indígenas envolvidos, mas tem muita gente de fora envolvida também", explica.

Os nomes dos presos e dos outros envolvidos não foram divulgados e a polícia afirma que as investigações seguem em sigilo até a conclusão.

O G1 não conseguiu falar com as lideranças do índios xacriabás.

Florestas:Madeira-Exploração

Áreas Protegidas Relacionadas

  • UC Cavernas do Peruaçu (PARNA)
  • TI Xakriabá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.