Comunidades indígenas do Uaupés, Tiquié e afluentes fazem assembleia regional para validação do PGTA da Terra Indígena Alto Rio Negro

Foirn https://foirn.wordpress.com/ - 06/09/2018
Representantes dos povos Dessano, Tukano, Piratapuia, Tuyuka, Hupd'äh, Yuhupdeh, Miriti Tapuia, Bará, Tariano e Karapanã, estiveram reunidos em Pari-Cachoeira para discutir, revisar e aprovar o Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Alto Rio Negro, durante a XIII Assembleia Sub Regional da Coordenadoria das Organizações e Povos Indígenas da Calha do Uaupés, Tiquié e Afluentes (Coitua).

Durante a assembleia, foram encaminhadas propostas e sugestões para a melhoria da qualidade de vida na região em áreas prioritárias, como saúde e educação. "Que a partir do PGTA as instituições se sensibilizem para firmarmos termos de acordos ou termos de cooperação para assessoria técnica, de modo a buscar efetivar os objetivos institucionais entre órgãos de governo e as associações indígenas", ressaltou o documento emitido pela Coordenadoria.

Na área da saúde indígena, por exemplo, foi solicitado que "seja criado um DSEI específico para atendimento dos povos Hupd'äh e Yuhupdeh, ou polos base especiais com equipes multidisciplinares, considerando que estes povos são de recente contato e possuem grandes dificuldades para receber atendimento da saúde indígena através do DSEI-ARN", informou o documento. Entre as várias demandas para melhoria na área de educação, foi solicitada a criação de um polo de ensino superior no rio Tiquié.

Carta de repúdio contra prefeito Clóvis Curubão
Além do documento final com encaminhamentos e validação do PGTA, a assembleia também redigiu uma carta de repúdio contra o atual prefeito de São Gabriel da Cachoeira (AM), Clóvis Saldanha (PT-AM), conhecido como Curubão. As lideranças indígenas reunidas em Pari-Cachoeira e a população apontaram diversas falhas de sua gestão, que esse ano foi investigada por má gestão e corrupção.

"Na prática, ao invés de o dirigente e gestor municipal cumprir com o dever constitucional de realizar as ações de saúde, educação e políticas públicas para a qualidade de vida dos povos indígenas, pratica a omissão e a negligência, além de apoiar e fazer alianças com políticos anti-indígenas (como Bolsonaro), tentando tornar inviável a vida em nossas comunidades. Isso nos faz pensar que esvaziar os nossos territórios é um interesse dele. Mas nós seguiremos mobilizados e lutando por nossos direitos, mostrando que as Terras Indígenas podem sim promover o desenvolvimento das nossas comunidades e também dos municípios, respeitando os direitos indígenas conquistados e protegendo a nossa Amazônia", diz a carta de repúdio aprovada na assembleia de Pari-Cachoeira.

Saiba qual foi a Equipe de apoio durante a Assembleia composta por lideranças indígenas das bases e representantes da Funai, Foirn e ISA (Instituto Socioambiental):
Coordenadores/moderadores das linhas temáticas e gerais da Assembleia: Atílio Dutra, Antônio Marques, Armando Menezes, Nildo Fontes, Maximiliano Menezes, Domingos Barreto, André Baniwa, Pieter Van der Veld;
Relatoria geral da Assembleia: FOIRN (Ivo Fontoura, Nildo Fontes, Sandro Menezes, Anacleto Gonçalves);
Secretaria Geral da Assembleia: Dionísio Mesquita, Adelina Sampaio/Janete Alves/Denivaldo Cruz;
Equipe de animação da Assembleia: Elizangela da Silva Costa, Lucas Matos;
Equipe de comunicação e registro da Assembleia: Maguinês Gentil, Ovinho e Janete Alves;
Assessoria e sistematização do PGTA: Pieter (ISA); Ivo Fontoura (FOIRN); Túlio Caio Binot (FUNAI);
Grupos de Trabalho - GTs para revisão, ajustes e validação dos PGTAs das microrregionais e do PGTA da COITUA:

GT 1 - Microrregião do Alto Tiquié e afluentes (comunidades de abrangência da ATRIART);
GT 2 - Microrregião do Alto Tiquié e afluentes (Pari-Cachoeira/Bela Vista/São Sebastião - abrangência da CIPAC/AMIPC/ACIRU/OIBV);
GT 3 - Microrregião do Médio Tiquié e afluentes (comunidades de abrangência da OIDSL, ACIMET, 3TIIC, ACIRC);
GT 4 - Microrregião do Baixo Tiquié, Baixo Uaupés e afluentes (abrangência da ADSIRT/AMIRT);
GT 5 - Povo Hupda e Yuhupdé
Coordenadores de pesquisa:

Lucas Alves Bastos - Coordenador de pesquisa da microrregião Alto Rio Tiquié;
Estevão Monteiro Pedrosa - Coordenador de pesquisa da microrregião do Baixo e Médio Tiquié;
Rosivaldo Miranda - Coordenador de pesquisa da microrregião do Baixo Rio Uaupés;




https://foirn.wordpress.com/2018/09/06/comunidades-indigenas-do-uaupes-tiquie-e-afluentes-fazem-assembleia-regional-para-validacao-do-pgta-da-terra-indigena-alto-rio-negro/
Índios:Política Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.