Polícia Federal retira não-indígenas de reserva no Sertão do Estado

http://radiojornal.ne10.uol.com.br - 14/09/2018
Uma ação da Polícia Federal de Pernambuco desocupou sete residências ocupadas irregularmente por não-indígenas, na Reserva Pankararu, no Sertão do Estado. A Operação Pankararu foi realizada nessa quinta-feira (13) nos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia e os detalhes foram apresentados nesta sexta-feira (14). Saiba mais na reportagem de Gabriela Bento:

Terra indígena
A reserva foi criada em 1942, desde que a Fundação Nacional do Índio (Funai) observou a existência de povo indígena no local. Há mais 30 anos foi travada uma batalha judicial para a retirada da população que não faz parte da etnia.

A última decisão de desocupação saiu no dia 8 de março deste ano. De acordo com o delegado Federal Renato Madsen, apesar da última resolução e todos terem sido indenizados, os não-indígenas se negaram a deixar os imóveis. Na desocupação, segundo o delegado, duas pessoas foram presas.

Ordem judicial
Dos 12 imóveis ocupados, apenas sete foram desocupados. Dois deles estavam com endereço impreciso e três eram ocupados por idosos. Os oficiais de justiça reavaliaram a situação e deram um prazo de 15 dias para que as famílias saíssem das residências


http://radiojornal.ne10.uol.com.br/interior/2018/09/14/policia-federal-retira-naoindigenas-de-reserva-no-sertao-do-estado-60823
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pankararu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.