Receitas do Xingu

FSP, Revista da Folha SP, p. 12-13 - 30/09/2018
Receitas do Xingu

MARÍLIA MIRAGAIA

Foram quase dez horas de caminhonete só em Mato Grosso, no trecho que vai de Barra dos Garças até Gaúcha do Norte, às portas do Parque Indígena do Xingu.
Na última parte da jornada, o chef Fábio Vieira, do restaurante Micaela, em São Paulo, não via nada além de poeira vermelha pelo vidro.

Quando chegou à aldeia Kaupuna, de índios meinacos, cumprimentou a todos, um a um. Foi, em seguida, banhar-se no rio Mirasol.

A água veio para refrescar mas é ela, em si, a razão que fez o cozinheiro viajar por um dia e meio, entre estradas e voos, para chegar até ali.

Aquele foi o local escolhido para a filmagem inaugural de um projeto de TV ainda sem nome, que vai explorar a cozinha feita à beira dágua, em diferentes regiões ao redor do Brasil.

"O que é um ribeirinho? O que ele tem de subsistência? Vamos falar sobre o que a água provém, mas também das muitas coisas que acontecem ao seu entorno", diz o chef. Pode ser o cacau que dá na várzea amazônica ou um feijão plantado às margens do rio São Francisco, explica ele.

Para a chegada de Fábio ao Xingu, os índios fizeram, orgulhosos, uma canoa de 12 metros esculpida em madeira de copaíba.

Dela, demonstraram sua pesca tradicional, que usa arco e flecha ou arpão.

Com esses instrumentos, os meinacos acertam o peixe que nada em meio ao rio cristalino ainda que, hoje em dia, também usem, por vezes, linha e anzol.

De volta às margens, eles prepararam o alimento em um fogareiro. Na panela de barro escurecida pelo calor, um tucunaré de 2 kg foi cozido ao extremo, por quase duas horas, até a carne soltar pequenas lascas.

Retiraram-se espinhos, ossos e carcaça, e o líquido restante ganhou corpo com beiju e massa da mandioca (raiz ralada e seca).

Estava feita a wakula, que lembra uma espécie de pirão, explica Fábio, uma receita consumida com frequência ali.

Ao experimentá-la, o chef conheceu mais um ingrediente usado na aldeia. É uma espécie de sal feito à base de aguapé, uma planta que habita as proximidades do rio.

"O sabor é diferente [do sal convencional], mas sua presença acaba mais rápido. Para eles,é a coisa mais preciosa", diz.

A expedição ao Xingu representa um dos 13 episódios da série de TV produzida pela Sampa Filmes, que ainda está em fase de desenvolvimento.

O chef também vai visitar, para ela, o delta do rio Parnaíba, no Piauí; a região de Cananeia, no litoral de São Paulo; e uma área conhecida como Tanquã, em Piracicaba, chamada de "Pantanal paulista".

Além das filmagens para o projeto, as viagens também rendem a Fábio repertório para ser usado no Micaela, nos Jardins.

Na terça-feira (2), entra em cartaz no restaurante um menu que faz alusão a ingredientes e preparos dessa etnia indígena.

A primeira das cinco etapas do cardápio (R$ 165) é um ovo perfeito com caldo de peixe, pó de peixe torrado, beiju crocante e um toque de sal do índio.

"Quando estava no Xingu, preparei ovo para os meinacos comerem de manhã, e eles gostaram. Aqui, não vou cozinhar pratos típicos, mas fazer uma referência ao momento que tivemos juntos, um momento de troca", diz Fábio.

Micaela.

R. José Maria Lisboa, 228, Jardins, tel. 3473-6849 - Menu especial: R$ 165, a partir de 2/10, por um mês


FSP, 30/09/2018, Revista da Folha SP, p. 12-13

https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2018/09/1982626-xingu-e-a-primeira-parada-de-serie-de-televisao-que-mostra-cozinha-a-beira-dagua.shtml
Bacia do Xingu

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.