Maior reserva tribal do Brasil enfrenta um futuro incerto sob Bolsonaro

The Guardian - https://www.theguardian.com/world/2018 - 18/12/2018
Maior reserva tribal do Brasil enfrenta um futuro incerto sob Bolsonaro
Por Dom Phillips

A líder indígena e fotógrafa que lutou para criar a maior reserva tribal do Brasil alerta que poderá ser ameaçada sob o governo de extrema-direita do presidente eleito, Jair Bolsonaro, quando uma grande exposição fotográfica retrospectiva for aberta.

Bolsonaro disse que a reserva Yanomami, que tem 9,6 milhões de hectares (24 milhões de acres), o dobro do tamanho da Suíça, era grande demais para a população indígena.

"O presidente já disse que o território dos Yanomami é muito grande. Não sei se vão tentar derrubar ", disse a fotógrafa Claudia Andujar, cujas imagens foram exibidas internacionalmente e cuja mais recente exposição, a Yanomami Fight, estreou no sábado no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. "Nós já brigamos tanto! Teremos que continuar."

Bolsonaro toma posse no dia 1o de janeiro com promessas de legalizar a mineração e a agricultura comercial sobre reservas indígenas e acabar com a "multa" das agências ambientais. Ele prometeu ajudar os mineradores de ouro ilegais, chamados garimpeiros, cujo trabalho destrutivo tem sido descrito pelos ativistas como uma epidemia na Amazônia. Seu novo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, cuja nomeação foi recomendada por grupos do agronegócio, disse que quer a "defesa do meio ambiente com o apoio do desenvolvimento econômico".

"Eles não querem respeitar onde vivemos", disse Davi Kopenawa Yanomami, líder indígena e xamã do povo Yanomami do Brasil e presidente de sua associação, Hutukara. "A floresta é um lugar sagrado para os Yanomami... não queremos que os brancos a arruinem".

O novo espetáculo de Andujar, com a ajuda da Hutukara e do grupo ambientalista brasileiro Instituto Socioambiental, foi planejado como uma retrospectiva histórica de seu trabalho com um dos povos indígenas mais emblemáticos do Brasil, disse o curador Thyago Nogueira. Então Bolsonaro ganhou a eleição de outubro em uma agenda de extrema-direita, elogiando a ditadura militar que governou o Brasil de 1964-1985 e prometendo reverter décadas de proteção da Amazônia e dos indígenas.

"O que deveria ser um projeto histórico tornou-se um projeto político urgente", disse Nogueira.

Um andar da exposição apresenta as fotos sensoriais e imersivas de Andujar sobre o cotidiano e a cultura yanomami. Outra característica é sua luta pela sobrevivência durante dois períodos catastróficos de sua história: quando a ditadura militar da década de 1970 percorreu uma estrada pela floresta enquanto forçava o desenvolvimento da Amazônia e quando 40.000 garimpeiros invadiram na década de 1980.

Andujar, 87 anos, que nasceu na Suíça e se mudou para a Transilvânia ainda criança, viveu uma vida extraordinária. Ela e sua mãe suíça escaparam do Holocausto, mas seu pai judeu húngaro e a maioria de sua família morreram em campos de concentração nazistas. Eles fugiram para Nova York, onde ela se casou com um refugiado espanhol antes de se mudar para o Brasil.

Trabalhou como fotógrafa em revistas como Life e Realidade. Nos anos 70, ela passou longos períodos com os Yanomami, então um dos grupos mais isolados do Brasil.

Seu trabalho tornou-se político quando o governo militar começou a construir uma estrada através das terras Yanomami, que fazia parte de um plano de integração nacional para forçar o desenvolvimento da Amazônia e assentá-la com trabalhadores sem-terra do semiárido nordestino.

Um relatório de um promotor do governo militar revelou que, em toda a Amazônia, os indígenas foram torturados e mortos e tribos inteiras foram exterminadas durante a ditadura. E como mostrou a Comissão da Verdade do Brasil sobre os abusos dos direitos humanos, a estrada se mostrou devastadora para os Yanomami. Havia pouca ou nenhuma provisão para o impacto de doenças para as quais eles não tinham imunidade, e o sarampo, a gripe e a tuberculose dizimaram as comunidades. Andujar tornou-se agente de saúde, fotografando o povo Yanomami para registros médicos.

"Eles ficaram doentes, não havia ninguém lá e eles morreram", disse Carlo Zacquini, 81 anos, um missionário católico italiano que trabalhou com Andujar. "Nós tentamos ajudar."

Andujar foi expulsa da terra Yanomami em 1977 - mas voltou um ano depois com Zacquini e o antropólogo Bruce Albert para fundar a Comissão para a Criação do Parque Yanomami. Ela conheceu Kopenawa na década de 1970, quando ele era apenas um menino - apesar de um funcionário do governo lhe disse para não falar com ela. Ele disse que ela o ensinou a lutar pelos direitos dos Yanomami.

"Ela era boa, uma mulher corajosa que assumiu a responsabilidade que prometeu... salvou a vida do povo Yanomami", disse ele.

A terra Yanomami é rica em minerais. Os garimpeiros que dragam rios por ouro, poluindo-os com o mercúrio que eles usam na extração, começaram a entrar na década de 1970. Na década de 1980, a invasão se tornou uma inundação. A agência indígena brasileira Funai a abasteceu, abandonando a área e depois expulsando ONGs e grupos religiosos depois que o governo ampliou um aeroporto. Epidemias varreram os Yanomami, estimando-se que 40.000 garimpeiros trabalhavam em suas florestas.

Andujar e Kopenawa viajaram pelo mundo, fazendo campanha na Europa e entregando um relatório contundente sobre saúde e saneamento ao secretário-geral da ONU em 1989. O governo brasileiro propôs dividir o território em um "arquipélago" de 19 áreas protegidas menores - um plano o que teria se mostrado desastroso para o povo - mas capitularam dias antes de sediar a Cúpula da Terra em 1992 e demarcaram a reserva que o Bolsonaro agora ameaça reduzir.

"Eu só trabalhei nisso por anos", disse Andujar. "Foi um momento muito difícil. Mas como eu disse, nós fizemos isso.

O governo de Bolsonaro, que toma posse no início de 2019, planeja transferir a Funai para um novo ministério de mulheres, família e direitos humanos liderado por Damares Alves, uma pastora evangélica. Ela foi co-fundadora de um grupo religioso que, junto com outra organização missionária, foi ordenado por um juiz para remover um "documentário" encenado sobre o infanticídio em grupos indígenas da internet. Em outro caso, os promotores pediram 610 mil libras por danos ao longo do filme.

Alves também disse que iria "rever" a política do Brasil de não entrar em contato com seus mais de 100 grupos indígenas isolados - a política da Funai desde 1987. Seus comentários provocaram uma carta aberta de seus especialistas defendendo a política.

"Ela não respeitará os povos indígenas do Brasil", disse Kopenawa.

Na segunda-feira Bolsonaro confirmou relatos da mídia local de que sua equipe de transição estava preparando um decreto para revogar o status de reserva protegida da Raposa Serra do Sol, outro território indígena no mesmo Estado de Roraima que os Yanomami, para explorar suas riquezas minerais e integrar os indígenas. "com os royalties", disse ele, segundo o jornal O Globo.

Kopenawa discordou do argumento de Bolsonaro de que os povos indígenas querem estilos de vida dos consumidores ocidentais e que suas terras devem ser desenvolvidas. Ele disse que a terra Yanomami, onde grupos isolados ainda vivem, deve ser respeitada.

"Meu povo não disse a ninguém que queremos ser brancos, que queremos mineração, que queremos dinheiro. O dinheiro também passa como a chuva ", disse ele. "O dinheiro é como o vento ... vem e vai. Eu nunca vi um rico indígena em nosso país".

https://www.theguardian.com/world/2018/dec/18/brazil-biggest-tribal-reserve-faces-uncertain-future-under-jair-bolsonaro
Produção Cultural:Fotos e Ilustrações

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.