Casa de reza dos Guarani-Kaiowá, na aldeia Jaguapiru, é destruída pelo fogo

Racismo Ambiental https://racismoambiental.net.br/ - 08/07/2019
A principal casa de reza dos Guarani-Kaiowá na reserva indígena de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, foi destruída por incêndio na madrugada desta segunda-feira (8).

O fogo queimou totalmente a estrutura de madeira coberta por capim sapé. Com pelo menos 17 mil moradores, a reserva de Dourados é a mais populosa do país.

Moradores da aldeia perceberam as chamas no início da manhã e chamaram o Corpo de Bombeiros. Uma equipe foi ao local, mas não conseguiu evitar a destruição total do espaço, considerado sagrado pelos Guarani-Kaiowá.

Em áudio enviado pelo aplicativo WhatsApp, uma moradora da aldeia, chorando, comunicou o fato e pediu para moradores de outras comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.

A casa tem como rezador principal o cacique Getúlio de Oliveira e até agora não há informações sobre o que poderia ter causado o incêndio. Espaço sagrado para os Guarani-Kaiowá, a casa é onde acontecem atividades religiosas, com práticas de cânticos, rezas e danças.

https://racismoambiental.net.br/2019/07/08/casa-de-reza-dos-guarani-kaiowa-na-aldeia-jaguapiru-e-destruida-pelo-fogo/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.