Vídeo mostra grupo indígena ameaçado por madeireiros na Amazônia

Revista Galileu- https://revistagalileu.globo.com/ - 24/07/2019
Um vídeo produzido pela organização Mídia Índiamostra imagens que alertam para os problemas enfrentados pelos indígenas Awá, uma isolada etnia nativa da Amazônia que sofre com os impactos da indústria madeireira na região. Divulgado pela Survival International, organização britânica não-governamental, o filme foi feito pelo olhar do documentarista Flay Guajajara, que pertence à etnia Guajajara, um povo que vive ao redor do território dos awá, no estado do Maranhão.

Flay faz parte do grupo "Guardiões da Floresta", cujo objetivo é oferecer proteção contra atividades agrícolas e extrativistas. Os guardiões, como são conhecidos, se tornaram protetores dos awás, que são o maior povo isolado do mundo.

"Esperamos que esse filme traga um resultado positivo e faça uma repercussão internacional com um olhar voltado para a questão de proteger um povo, uma floresta, uma nação, uma terra e uma história", contou o autor do vídeo.

Na filmagem, um homem com peito nu usa colares e segura um facão. Além dele, é possível notar que há em um plano mais escondido uma outra pessoa que está com flechas. O vídeo é interrompido logo após o homem olhar para a câmera, num gesto que parece indicar que ele percebeu que estava sendo observado.

"Mas a gente sabe da importância de usar essa imagem dos awás porque se a gente não divulgar isso para o mundo eles vão acabar sendo assassinados pelos madeireiros", explicou. "Há uma necessidade de mostrar que eles existem e que estão correndo risco de vida."

Os perigos enfrentados pelos awá são agravados pelo fato do território da tribo estar diminuindo. Somente no mês de junho, o desmatamento na Amazônia cresceu 60% em comparação com 2018, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O presidente Jair Bolsonaro questionou os dados da entidade, ao chamar os números de "exagerados".

"Estamos usando essa imagem para pedir ajuda", disse Erisvan Guajajara. Há um temor entre ativistas e ONGs de que a situação dos territórios indígenas pode se complicar com o governo do presidente Jair Bolsonaro, que tem forte apoio do agronegócio."



https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/07/video-mostra-grupo-indigena-ameacado-por-madeireiros-na-amazonia.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.