Reservas nacionais

O Tempo - https://www.otempo.com.br - 30/07/2019
Notícias de uma invasão armada em uma reserva indígena no Amapá mobilizaram sociedade e autoridades no fim de semana ao tocar em questões-chave: o ambiente e a riqueza mineral.

Integrantes da Funai, do MPF e da PF foram mobilizados para investigar os relatos de que homens com armamentos de grosso calibre ocuparam a aldeia e expulsaram integrantes do povo waiãpi, em princípio, atrás da exploração de ouro na tribo.

A reserva, com cerca de 6.000 km² - quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo -, foi demarcada em 1996 e abriga cerca de 1.300 indígenas. Cerca de metade de seu território fica na Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), que o ex-presidente Michel Temer tentou, sem sucesso, abrir para a exploração de mineradoras por meio de decreto.

Os waiãpis seriam os únicos com autorização legal para extrair metal na reserva com seus próprios recursos. O território, além de ouro - que apresentou uma valorização de 16% em dólar nos últimos 12 meses -, possui ferro e tântalo - um metal usado em componentes eletrônicos e em ligas para aviões a jato cujo preço internacional da tonelada passa de US$ 150 mil.

Essa riqueza atrai cobiça. Segundo dados divulgados em dezembro pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), existem 18 garimpos ilegais em áreas indígenas e 2.312 pontos de exploração predatória que ameaçam rios e áreas verdes.

Os riscos ambientais - calcanhar de Aquiles de nossa política externa -, a ameaça a vidas e história indígenas e a evasão de riquezas estratégicas decorrentes da ação de garimpeiros ilegais tornam obrigatório um estudo criterioso sobre a regulamentação da exploração mineral.

Proteger riquezas minerais e vegetais capazes de garantir o crescimento do país em meio a crises financeiras não se resolve com uma canetada, como se tentou no passado, mas com análise responsável dos órgãos técnicos e com participação política e popular consciente.


https://www.otempo.com.br/opiniao/editorial/reservas-nacionais-1.2215870
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Waiãpi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.