Justiça ordena retirada de invasores de terra indígena no sudeste do Pará

G1 - https://g1.globo.com - 09/09/2019
Segundo o MPF, invasores que ocupam reserva Trincheira-Bacajá têm o prazo de 7 dias para deixar a localidade. Decisão ainda cabe recurso.

A Justiça Federal no Pará ordenou a retirada de invasores da terra indígena Trincheira-Bacajá, no sudoeste do estado. O juiz Hallison Costa Glória deu um prazo de 7 dias para que os posseiros saiam voluntariamente da área, caso contrário pode ser usada a força. A decisão ainda cabe recurso.

A área, que fica entre os municípios de Altamira e São Félix do Xingu e pertence aos índios Xikrin, é alvo de extração ilegal de madeira, grilagem e garimpo ilegal desde o ano passado.

Segundo a Justiça Federal, a liminar foi favorável a um pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), que questionava a presença de invasores na área de reserva indígena.

Após investigações realizadas pelo MPF, a Justiça comprovou que houve invasão. Caso a saída dos ocupantes não seja realizada de forma voluntária, o juiz do caso, Hallison Glória, autorizou o "emprego da força" por parte da Polícia Federal.

De acordo com o MPF, a terra indígena está invadida desde 2018, mas a situação se agravou em 2019, quando lideranças Xikrin foram ameaçadas de morte pelo grupo de madeireiros.

As ameaças vieram após uma expedição realizada pelos próprios indígenas para apreender motosserras e exigir a retirada pacífica dos grileiros.

Segundo o grupo, cerca de 300 invasores, fortemente armados, construíram casas dentro da reserva e estão fazendo queimadas na região.





https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/09/09/justica-determina-retirada-de-invasores-de-terra-indigena-no-sudeste-do-pa.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Trincheira/Bacajá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.