Queimada chega à TI Arariboia e coloca em risco aldeias Guajajara, animais e povo Awá-Guajá livre

Conselho Missionário Indigenista - https://cimi.org.br - 24/09/2019
Este é o terceiro grande incêndio ocorrido nos últimos quatro anos: o de 2015 queimou mais da metade da Terra Indígena.

A coordenação da Comissão dos Caciques e de Lideranças Indígenas da Terra Indígena Arariboia (Cocalitia), localizada no município de Arame (MA), emitiu nota solicitando a ajuda das autoridades públicas e alertando-as sobre um incêndio de grandes proporções que se alastra pelo território tradicional. Duas equipes Guajajara de combate ao fogo já trabalham em pontos diferentes da Terra Indígena.

Na nota, o presidente da Cocalitia, Elias Sousa Guajajara, afirma que a principal preocupação envolve os livres, no caso o povo Awá Guajá em situação de isolamento voluntário. Este é o terceiro grande incêndio ocorrido nos últimos quatro anos, sendo que o de 2015 queimou mais da metade da Terra Indígena de 413.288 hectares.

Entre janeiro e agosto deste ano houve um aumento de 88% em focos de incêndio nas terras indígenas do Brasil, se comparado com o mesmo período de 2018. O aumento de focos de calor em terras indígenas, levantado a partir de dados do Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é ainda maior que o crescimento total de focos de calor registrados no país, que nesse mesmo período subiu 71%.

Leia a nota da Cocalitia na íntegra:

Nota Pública

Em vista de grandes focos de incêndio na Terra Indígena Arariboia, a CCOCALITIA-MA vem a público solicitar das autoridades competentes providências cabíveis e urgentes para de combate ao incêndio na Terra Indígena Arariboia, principalmente no município de Arame, colocando em riscos a vida das comunidades indígenas, animais e a vida do povo indígena mais vulnerável do mundo, o Awá-Guajá, que reside no interior da Terra Indígena Arariboia sem nenhum contato com sociedade chamada de "civilizada". Portanto, todos os dias se alastra rumo ao interior da terra. Diante disso, o Estado brasileiro precisa se mobilizar através do ente federativo para apagar este incêndio, antes que destrói todos os biomas.

Arame 23 de setembro de 2019

Elias Sousa Guajajara

Presidente/CCOCALITIA-MA





https://cimi.org.br/2019/09/queimada-chega-a-ti-arariboia-e-coloca-em-risco-aldeias-guajajara-animais-e-povo-awa-guaja-livre/
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.