Indígenas se reúnem pela demarcação de terras em Iguape, SP

G1 - https://g1.globo.com - 30/09/2019
Povo guarani e comunidades caiçaras e quilombolas afirmam que o Governo quer jogar os povos uns contra os outros e enfraquecer a luta pela terra onde vivem.

O povo guarani mbya, em parceria com comunidades caiçaras e quilombolas da região do Vale do Ribeira, reivindicou a demarcação de terras e o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas durante manifestação no Centro de Iguape, no interior de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (30). Cerca de 150 pessoas estiveram no local. O grupo se reuniu na entrada da cidade e seguiu em passeata pela avenida Adhemar de Barros até a Praça da Basílica.

A caiçara Adriana Lima, que integra o Forum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira, explica que o grupo se reúne para lutar pelo reconhecimento de seus direitos territoriais e se colocar contra as ameaças que vêm sofrendo. Ainda segundo ela, o povo guarani "é marcado por um longo período de retirada forçada de nossas terras originárias e tradicionais. Por isso vivemos processos de retomadas e lutas para nos mantermos nelas", afirma.

Adriana ainda explica que os manifestantes se colocam contra a especulação imobiliária, que torna as áreas degradadas e improdutivas. "Há muitos anos nosso povo retomou a área de ocupação tradicional, a A TI Ka'aguy Hovy, em Iguape, teve sua área reconhecida pela Funai como ocupação tradicional do povo Guarani Mbya. Mas devido a uma ação movida pela advogada Silmara (Veiga de Souza, recentemente nomeada diretora de proteção territorial da Funai), a comunidade enfrentou a contestação do procedimento administrativo de identificação e delimitação da Terra Indígena".

Várias lideranças do Vale do Ribeira estiveram presentes na manifestação. "É um ato de resistência e de fortalecimento do território indígena, tanto dos caiçaras quanto dos quilombolas que estão aqui presentes. Ocorre uma estratégia do governo para tentar confundir nossas comunidades, colocar umas contra outras e criar uma cortina de fumaça sobre os ataques aos quais os povos são submetidos", conclui Adriana.

O G1 procurou a Funai para comentar as afirmações dos manifestantes, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.





https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2019/09/30/indigenas-se-reunem-pela-remarcacao-de-terras-em-iguape-sp.ghtml
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ka'aguy Hovy
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.