Brasil precisa de um Nobel

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas - 07/10/2019
Brasil precisa de um Nobel
Peter Medawar foi o único brasileiro a receber o prêmio

Marcelo Leite
7.out.2019 às 2h00

Ao longo da semana, começando nesta segunda (7) com a láurea em medicina ou fisiologia, acontece a safra de prêmios Nobel de 2019. Está bem próxima de nula a chance de que o Brasil colha algum, embora precise dele mais do que qualquer outro país.

Há um movimento para que o caiapó Raoni Metuktire ganhe o Nobel da Paz. Pode ser. Mas, caso saia mesmo um prêmio para o campo verde, Greta Thunberg parece ter mais chances na sexta-feira (11).
Se a previsão agourenta se confirmar, continuaremos virgens na matéria. Ou quase virgens: na lista oficial da Fundação Nobel o país aparece uma vez, com Peter Medawar, que ganhou o galardão de medicina em 1960 "pela descoberta da tolerância imunológica adquirida".

Peter quem? Medawar, nascido em Petrópolis filho de pai libanês e mãe inglesa, foi registrado na Embaixada Britânica. Sua nacionalidade oficial não era brasileira, mas a relação dos prêmios por país leva em conta o local de nascimento.

Até o nosso Nobel é fake. Para completar a humilhação, a Argentina conta quatro, dois em medicina e dois da paz. Três deles genuínos, por assim dizer, já que o quarto, César Milstein, fez no Reino Unido os estudos pelos quais foi agraciado em 1984.

Medawar deixou o Brasil aos 15 anos e realizou toda a sua formação em território britânico. Não se identificava como brasileiro nem manteve laços significativos com a pesquisa nacional.

Compreende-se. O Brasil nunca foi um país hospitaleiro para pesquisadores, embora vários governos tenham financiado sua atividade. O buraco está mais acima: não se cultiva por aqui um valor elevado para a ciência.

De outro modo, como explicar que, mesmo em tempos de vacas gordas, sempre tenha sido um suplício importar equipamento e insumos para pesquisa? Desconfiança acima de tudo e burocracia acima de todos. Fiscais têm mais prestígio que cientistas.

Não que haja falta deles, com cerca de 200 mil pesquisadores na ativa. Mas a maior parte se acomodou em empregos públicos, sem incentivos para empreender estudos mais que medíocres, participar de redes internacionais, ir além da inevitável mobilização por salários e condições de trabalho.

Não estranha que muitos dos mais talentosos optem por abandonar esse ambiente tóxico e por seguir carreira no exterior. E que, depois, desistam de voltar ou de manter colaboração com laboratórios no país de origem, tamanhos os empecilhos.

Uns poucos retornam, premidos pela obrigação moral de retribuir ao país pelo investimento da sociedade em sua formação na universidade pública. Em meio à adversidade, conseguem realizar aqui pesquisas de interesse para o Brasil que dificilmente encontrariam apoio em terra estrangeira.

Se pudesse conceder a medalha a um brasileiro, escolheria entre essas pessoas que, agora, enfrentam a mãe de todas as crises de verbas e consideração produzidas no Planalto. Elas, sim, merecem a fama de heroínas e heróis, não quem dispara fuzis na rua cheia de gente em favelas e periferias.
Marcelo Leite
Jornalista especializado em ciência e ambiente, autor de "Ciência - Use com Cuidado".

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2019/10/brasil-precisa-de-um-nobel.shtml
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Capoto/Jarina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.