Feira Sementes e Saberes promove saúde e segurança alimentar no território A'uwe Xavante

Funai - http://www.funai.gov.br - 31/10/2019
Parte do trabalho de recuperação do território tradicional Xavante, a segunda edição da Feira Sementes e Saberes tem o objetivo de ampliar a troca de experiências entre diferentes povos e o compartilhamento de sementes nativas ao qualificar a formação indígena e promover a melhoria da qualidade de vida nas comunidades indígenas dos estados do Mato Grosso e Maranhão.

O evento aconteceu entre os dias 19 e 21 deste mês na base da Serra do Roncador, local considerado sagrado pelo povo A'uwe Xavante, na Terra Indígena Pimentel Barbosa, município de Canarana/MT. Esta edição da Feira contou com a participação dos povos convidados Krahô (Aldeia Pedra Branca), Xerente (Aldeia Porteira Norodzawi) e Kanela (vindos do Maranhão). Realizado pela Associação Indígena Ripá de Etnodesenvolvimento, a Feira recebeu apoio do Instituto Socioambiental (ISA), Rede Sementes do Xingu, e Funai por meio das coordenações regionais Xavante (MT) e Araguaia Tocantins (TO).

Desde de 2013, o Povo Xavante busca aprimorar a organização da comunidade e a formação profissional para ter autonomia sobre a cadeia produtiva das sementes. Coletadas no próprio território ou adquiridas nas feiras em parceria com outras etnias, as sementes são plantadas ao redor das casas e em áreas de recuperação, como nascentes e córregos que abastecem as aldeias. O incentivo ao uso de sementes nativas e à alimentação tradicional também beneficia a saúde das crianças. Diabetes e hipertensão, por exemplo, são doenças controladas na região.

Assessoria de Comunicação, com informações da Coordenação Regional Xavante




http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5722-feira-sementes-e-saberes-promove-saude-e-seguranca-alimentar-no-territorio-a-uwe-xavante
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pimentel Barbosa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.