Base da Funai que protege índios isolados é atacada por tiros de espingarda

OESP - https://politica.estadao.com.br/noticias/geral - 02/11/2019
Base da Funai que protege índios isolados é atacada por tiros de espingarda
Incidente aconteceu na última quinta-feira, 31; ao todo, sete bases indígenas já foram atacadas desde o começo deste ano

Patrik Camporez, O Estado de S. Paulo
02 de novembro de 2019 | 18h57

BRASÍLIA - Uma base de vigilância da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi atacada a tiros pela sétima vez neste ano, na noite da última quinta-feira, 31, dentro do território indígena do Vale do Javari, em Rondônia.

A denúncia do ataque foi feita pela Coordenação da Organização Indígena Univaja, em nome povos Marubo, Mayoruna (Matsés), Matis, Kanamary, Kulina (Pano), Korubo e Tsohom-Djapá. Segundo a entidade, a base atingida por tiros de espingarda está localizada às margens do Rio Ituí, e é uma das quatro unidades que protegem a Terra Indígena Vale do Javari.

"Por conseguinte, protegem a integridade física, cultural e territorial dos indígenas e suas aldeias, incluindo os 'isolados' e 120 indígenas da etnia Korubo de recente contato", diz a entidade.

Em nota, o grupo reforça que, desde o início deste ano, povos indígenas dessa região têm informado as autoridades competentes sobre o aumento das invasões na Terra Indígena, bem como o nível de violência demonstrado pelos invasores.

"A Funai mantém quatro Bases de Vigilância no Vale do Javari, porém elas vêm sendo praticamente abandonadas, devido à inoperância do órgão indigenista e aos sucessivos cortes orçamentários, além da atual condução da Política Indigenista, relativizada pelo Governo Jair Bolsonaro e endossada pela cúpula do órgão, muitos desses indicados para o cargo pelo agronegócio. Isso tem resultado numa atuação medíocre da Funai os últimos anos, pondo em perigo centenas de indígenas isolados e de recente contato", diz a nota.

A Base do Ituí é a principal referência da Funai para os trabalhos de assistência aos indígenas de recente contato. É desse local que se faz o planejamento e execução das atividades das chamadas Frentes de Proteção Etnoambientais da Funai no Vale do Javari, que é a região do mundo com maior concentração de povos indígenas isolados e de recente contato.

No ataque desta quinta ninguém ficou ferido. A reportagem entrou em contato com a Funai e aguarda retorno.


https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,base-da-funai-que-protege-indios-isolados-e-atacada-por-tiros-de-espingarda,70003074044

PIB:Javari

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Vale do Javari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.