Desmatamento em Terras Indígenas aumentou 65%, de acordo com dados do Inpe

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/ - 21/11/2019
Desmatamento em Terras Indígenas aumentou 65%, de acordo com dados do Inpe
Unidades de Conservação também tiveram aumento acima da taxa média de toda Amazônia Legal

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP)
22 de Novembro de 2019 às 11:26

Os dados consolidados do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisa Especiais (Inpe), indicam que a taxa de desmatamento em Terras Indígenas e em Unidades de Conservação ambiental superara a média de toda a Amazônia legal. Nessas áreas, a derrubada da floresta é ilegal.
Divulgado na última segunda-feira (18), o valor estimado do desmatamento ficou em 9.762 quilômetros quadrados (km²) para o período de agosto de 2018 a julho de 2019, o que representa um aumento de 29,54% em relação a taxa de desmatamento apurada pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) em 2018, que totalizou 7.536 km².
Em terras indígenas, o desmatamento saltou de 260,6 para 429,9 quilômetros quadrados (km²), o que representa um aumento de 65%. Nas Unidades de Conservação, a devastação foi de 767 para 1.035 quilômetros quadrados (km²) no mesmo período.
De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), as Terras Indígenas são importantes barreiras para desmatamento, mas em algumas áreas a situação é crítica, principalmente devido a invasões ilegais e à proximidade com grandes obras públicas. Esse é o caso da campeã de desmatamento, a Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará, que fica próxima à rodovia Transamazônica e na zona de influência da hidrelétrica de Belo Monte.

https://www.brasildefato.com.br/2019/11/22/desmatamento-em-terras-indigenas-aumentou-65-de-acordo-com-dados-do-inpe/
Amazônia:Desmatamento

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cachoeira Seca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.