Cacique Antônio Mig Claudino foi morto a tiros em 2017. Mandados foram cumpridos nos municípios gaúchos de Pelotas, Ronda Alta, Planalto, Constantina e Três Palmeiras, e em Chapecó, em Santa Catarina.
A Polícia Federal realizou operação na manhã desta terça-feira (26) para prender suspeitos de matar o cacique Antônio Mig Claudino na Reserva Indígena Serrinha, em Ronda Alta. O crime ocorreu em 2017.
Os policiais federais tinham nove mandados de prisão e 10 de busca e apreensão a cumprir nos municípios gaúchos de Pelotas, Ronda Alta, Planalto, Constantina e Três Palmeiras, e em Chapecó, em Santa Catarina.
Até o começo da tarde, oito pessoas haviam sido presas.
O inquérito policial apurou que o crime foi minuciosamente planejado, tanto para garantir a execução da vítima quanto para prejudicar a investigação. Ao menos uma testemunha do crime teria participado da ação, com o objetivo de atrair o cacique e, posteriormente, fornecer informações desconexas aos policiais.
Conforme a PF, a investigação indica que dois "matadores" que atuam no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram contratados por pelo menos quatro indígenas da região para realizar a execução, motivada pela disputa da liderança, dinheiro oriundo de arrendamento de terras indígenas e vingança.
Durante os dois anos de investigação, diversas diligências foram realizadas, inclusive a reconstituição do crime. A PF ouviu aproximadamente 60 pessoas, realizou perícias e houve troca de informações com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A operação tem como objetivo confirmar a participação dos investigados no homicídio e acrescentar novos elementos às informações já coletadas. A operação tem o apoio das polícias Militar e Civil do estado de Santa Catarina.
Morte do cacique
O crime ocorreu em 20 de março de 2017. O cacique, que tinha 57 anos, foi atingido por cinco tiros, quando estava em um bar com outro indígena na aldeia localizada na região do Alto Recreio.
Conforme o delegado Leandro Guimarães Antunes, um homem desceu de um veículo, se aproximou e deu os disparos. O cacique foi atingido na região do pescoço e nuca. Já o outro indígena ficou ferido por um tiro de raspão. O cacique chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/11/26/pf-faz-operacao-para-prender-suspeitos-de-matar-cacique-em-reserva-indigena-de-ronda-alta.ghtml
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Serrinha
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.