Conheça o chocolate feito por povos indígenas com cacau nativo da Amazônia

Revista Glamour - https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Gastronomia/noticia/ - 16/12/2019
Conheça o chocolate feito por povos indígenas com cacau nativo da Amazônia
O chocolate Yanomami chama atenção para a causa indígena e ajuda os povos Yanomami e Ye'kwana

REDAÇÃO GLAMOUR
16 DEZ 2019 - 12H18 ATUALIZADO EM 16 DEZ 2019 - 12H23


A meta para 2020 é preservar AINDA MAIS as nossas florestas. Nesse embalo, iniciativas que ajudam as comunidades indígenas precisam ser compartilhadas, né? Pois, neste sábado, 14, o primeiro lote do Chocolate Yanomami, produzido com cacau 100% amazônico, foi apresentado ao público em uma feirinha em São Paulo. O chocolate foi feito em parceria com o Instituto Socioambiental, o ISA.
O chocolate é produzido com cacau nativo beneficiado na comunidade Waikás e transformado em mil barras de 50g pelo chocolatier César de Mendes, no Pará. Sua formulação conta com 69% de cacau, 2% de manteiga de cacau e 29% de rapadura orgânica. Hum...
A ideia de produzir um chocolate partiu de lideranças Ye'kwana, que buscavam gerar renda adicional para as comunidades e bater de frente com a lógica do garimpo, que ameaça essas comunidades.

Com 9,6 milhões de hectares, a Yanomami é maior Terra Indígena do Brasil, e nela vivem os povos Yanomami e Ye'kwana. De acordo com o Instituto Socioambiental, calcula-se hoje que o território tenha sido invadido por mais de 20 mil garimpeiros.

Com as vendas, a maior parte do valor arrecadado será revertido para a Associação dos Indígenas Yanomami e Ye'kwana. A previsão é que um total de 1.142 pessoas, de cinco comunidades, sejam beneficiadas pelo projeto do Chocolate Yanomami, segundo o ISA.



https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Gastronomia/noticia/2019/12/conheca-o-chocolate-feito-por-povos-indigenas-com-cacau-da-amazonia.html
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.