Itens foram distribuídos entre moradores da comunidade indígena Malacacheta, localizada no município de Cantá. A cidade tem 156 casos confirmados da doença.
Costureiras indígenas da etnia Wapichana produziram e doaram 800 máscaras para ajudar moradores da comunidade da Malacacheta a se proteger do novo coronavírus, informou o Conselho Indígena de Roraima (CIR) nesta segunda-feira (1ª).
A comunidade indígena tem 1,4 mil moradores e fica localizada no município do Cantá. Entre as cidades do interior de Roraima, Cantá tem o maior número de pessoas infectadas. Até esse domingo (31), foram confirmados 156 casos e três mortes no município.
Os itens de proteção foram confeccionados com materiais doados e a participação de 60 voluntários. Outras 100 máscaras foram vendidas por um preço simbólico a fim de ajudar a custear a alimentação dos envolvidos na ação.
A gestora em saúde coletiva indígena, Kiusylene Souza da Silva, contou que a ideia da ação surgiu há um mês porque a pandemia avançava no estado e faltam iniciativas para proteger a comunidade indígena, que fica a 34 km de Boa Vista, a capital do estado.
"Pensamos em produzir as máscaras a partir do momento em que vimos que a nossa comunidade não tinha nenhuma iniciativa de contenção contra essa doença, nem mesmo as barreiras sanitárias. Conversei com uma técnica em enfermagem e começamos a buscar apoio, materiais doados, costureiras e aí fomos nos organizando", disse.
Um levantamento do Instituto Socioambiental (ISA) aponta que já foram confirmados 90 casos e três mortes em razão da Covid-19 entre os indígenas de Roraima.
De acordo com Kiusylene, há dois registros de covid-19 na comunidade da Malacacheta e por isso algumas famílias estão sob monitoramento.
A produção dos materiais continua, mas com cada voluntário trabalhando de casa, segundo a gestora em saúde. Ela afirma ainda que o objetivo é não deixar faltar máscaras para proteger a comunidade durante a pandemia.
https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2020/06/01/costureiras-da-etnia-wapichana-doam-800-mascaras-para-ajudar-no-combate-a-covid-19-em-rr.ghtml
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Malacacheta
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.