Ação cívico-social em comunidade indígena marca a presença da 1ª Brigada de Infantaria de Selva na fronteira

Exército Brasileiro - http://www.eb.mil.br - 13/08/2020
Boa Vista (RR) - A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) realizou, entre os dias 8 e 11 de agosto, uma ação cívico-social (ACISO) na comunidade indígena Mato Grosso, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, na fronteira com a República Bolivariana da Venezuela. Na ocasião, os moradores receberam atendimento médico e foram feitos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, malária, dengue e COVID-19. As mulheres foram beneficiadas com consultas pré-natais e exames ginecológicos.

No último dia da ação, foram distribuídas cestas básicas a 66 famílias da comunidade indígena, que encontram dificuldades em adquirir gêneros básicos, devido ao fechamento da fronteira com a Venezuela. A situação impede o acesso à Santa Helena de Uairén, cidade fronteiriça que abastece as comunidades. Outro aspecto que piora a situação é a grande quantidade de chuva, que inviabiliza o tráfego pelas estradas da região.

Todas as medidas de prevenção contra a COVID-19, preconizadas pelo Ministério da Saúde, foram adotadas por parte dos militares que participaram da operação, bem como foi realizada a desinfecção dos materiais doados à comunidade. Nenhum indígena testou positivo para a COVID-19.

Fonte: 1ª Bda Inf Sl



http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/11980701
Amazônia:Militares

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.