Uma quinta-feira histórica para a luta Yanomami

Racismo Ambiental - https://racismoambiental.net.br - 03/12/2020
Uma quinta-feira histórica para a luta Yanomami

3 de dezembro de 2020 Destaque, Racismo Ambiental Combate Racismo Ambiental

O Fórum de Lideranças Yanomami e Ye'kwana lançou a campanha #ForaGarimpoForaCovid em junho deste ano e desde então reuniu mais de 439 mil assinaturas. São mais de 439 mil pessoas no mundo inteiro que estão ao lado dos Yanomami e Ye'kwana na luta pela retirada urgente dos garimpeiros invasores da Terra Indígena Yanomami. Agora, chegou a hora dos parlamentares brasileiros receberem esse recado e agirem. Em audiência virtual que ocorre nesta quinta-feira 3 de dezembro, as lideranças Dario Kopenawa e Maurício Ye'kwana, vão entregar a petição para deputados federais e pedir providências urgentes. Junto com a petição, Dario e Maurício vão encaminhar às autoridades o recém-lançado relatório "Xawara - o avanço da Covid-19 na Terra Indígena Yanomami e a omissão do Estado".

A entrega da petição #ForaGarimpoForaCovid é um passo importante em direção a proteção da Terra Indígena Yanomami, mas a luta continua. Afinal, os garimpeiros seguem no território indígena espalhando destruição, violência e a Covid-19. .

À noite desta quinta-feira tão importante, a partir das 19h, os espíritos da floresta, ou os xapiri Yanomami, vão soprar pelos céus do Planalto Central e pousar na icônica fachada do Congresso Nacional, em Brasília, para fortalecer a luta indígena. Uma intervenção artística inédita vai apresentar os desenhos de Joseca Yanomami e marca a entrega da petição e do relatório aos parlamentares, autoridades do Executivo e do Judiciário.

Acompanhe pelas redes do ISA.


https://racismoambiental.net.br/2020/12/03/uma-quinta-feira-historica-para-a-luta-yanomami/
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.