Congresso Nacional recebe projeções em defesa de terras indígenas e contra garimpo ilegal

G1 - https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia - 03/12/2020
Congresso Nacional recebe projeções em defesa de terras indígenas e contra garimpo ilegal
Iniciativa faz parte de campanha do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye'kwana. Nesta quinta-feira (3), grupo entregou petição pela saída da exploração irregular de terras indígenas em Roraima e no Amazonas.

Por G1 DF
03/12/2020

O Congresso Nacional recebeu projeções em defesa de terras indígenas e contra o garimpo ilegal nas áreas de preservação, na noite desta quinta-feira (3) (veja vídeo acima). A Iniciativa faz parte da campanha #ForaGarimpoForaCovid, do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye'kwana.

Nesta quinta, o grupo entregou a autoridades federais uma petição para a retirada de garimpeiros ilegais da terra Yanomami em Roraima e no Amazonas. Segundo os organizadores, cerca de 20 mil pessoas exploram a área irregularmente.

As projeções exibidas no Congresso traziam mensagens em defesa do meio ambiente e pedindo a união entre a população urbana e os indígenas. "Juntos, povo da floresta e povo da cidade", dizia um dos textos.

Operação em Roraima
Na semana passada, a Polícia Federal realizou uma operação contra o garimpo ilegal na terra Yanomami em Roraima. A ação teve como alvo um trio suspeito de comandar a operação no local.

Durante as buscas, os agentes encontraram ouro escondido em uma lixeira que estava em um banheiro. Segundo as investigações, além da própria exploração do garimpo na região, os suspeitos eram responsáveis pela logística e pelo envio de insumos e materiais para viabilizar o crime de outros garimpeiros da região.



https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/12/03/congresso-nacional-recebe-projecoes-em-defesa-de-terras-indigenas-e-contra-garimpo-ilegal.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.