Deputado do Amazonas apaga vídeo em que usou imagem de deputada indígena sem autorização

Amazonas Atual - https://amazonasatual.com.br - 02/03/2021
Deputado do Amazonas apaga vídeo em que usou imagem de deputada indígena sem autorização

Da Redação, com Folhapress

MANAUS - O deputado estadual Josué Neto (Patriota) afirmou que vídeo em que usou a imagem da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) sem autorização foi apagado e uma nova versão será publicada nesta terça-feira, 2, em suas redes sociais.

O vídeo divulga propostas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a Amazônia, como a mineração em terras indígenas, expansão do agronegócio, a pavimentação da BR-319 (Manaus-Porto Velho) e atividades turísticas.

A parlamentar aparece em um trecho associada ao programa "Mais Luz para a Amazônia", do governo federal, que prevê o uso de energia solar em lugares remotos. Ela não é identificada por nome ou cargo. Joenia Wapichana é uma das principais opositoras à agenda do Planalto para a região.

O vídeo foi apagado das redes sociais, mas consta em matéria da Folha de S.Paulo.

"Bolsonaro defende um desenvolvimento que não é a realidade da Amazônia", afirmou Joenia ao veículo. "Meu trabalho é para a proteção dos direitos humanos, do direito ambiental e dos povos amazônicos. Não autorizei a minha imagem para qualquer propaganda de governo, uma vez que eu tenho clara e pública a minha posição em relação ao governo Bolsonaro", disse.

O vídeo original, intitulado "Floresta Iluminada", foi produzido pelo ISA (Instituto Socioambiental) na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Consultado pelo ATUAL, Josué Neto afirmou que pediu desculpas à deputada. "Isso já está resolvido. Pedi desculpas à deputada e apagamos o vídeo. Foi erro na produção do vídeo", disse. "Vamos publicar hoje. Está sendo editado", prometeu.


https://amazonasatual.com.br/deputado-do-am-apaga-video-com-imagem-de-indigena-sem-autorizacao/
Índios:Questão Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.