Destruição de terra indígena Munduruku equivale a área de Taboão da Serra, aponta estudo

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo - 20/05/2021
Destruição de terra indígena Munduruku equivale a área de Taboão da Serra, aponta estudo
Instituto Socioambiental emitiu nota técnica sobre o desmatamento na região

Mônica Bergamo
20.mai.2021

A destruição da terra indígena Munduruku, no Pará, foi de 2.045,2 hectares em 2020, o equivalente ao município de Taboão da Serra (SP). Trata-se do maior índice de desmatamento na região em 13 anos, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA). O local está inserido na bacia do Tapajós, epicentro da exploração ilegal de ouro na Amazônia.

RISCO
A entidade compilou em uma nota técnica dados do projeto Prodes e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil atribui a devastação ao desmatamento e ao garimpo.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2021/05/destruicao-de-terra-indigena-munduruku-equivale-a-area-de-taboao-da-serra-aponta-estudo.shtml
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mundurucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.