Quatro pessoas são presas em área de desmatamento ilegal na Terra Indígena Sete de Setembro em RO e MT

G1 - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia - 02/07/2021
Quatro pessoas são presas em área de desmatamento ilegal na Terra Indígena Sete de Setembro em RO e MT
Entre as principais ameaças ao ambiente e aos povos indígenas vivendo nesta terra estão: garimpeiros e madeireiros, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

Por G1 RO
02/07/2021

Polícia Federal com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Polícia Militar (PM) realizaram nesta sexta-feira (2) uma operação de combate ao desmatamento ilegal na Terra Indígena Sete de Setembro, nos municípios de Cacoal (RO) e Rondolândia (MT).

No total, quatro pessoas foram presas em flagrante e pelo menos cinco motosserras foram apreendidas.

Segundo a PF, na região foram encontrados diversos pontos de desmate com árvores derrubadas, um ponto de serraria móvel, rádios comunicadores e motos que eram usadas para deslocamento interno dos infratores.

Os presos em flagrante foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná (RO) e devem responder por crimes ambientais.

As investigações ainda não acabaram, a intenção é identificar os demais responsáveis pelos ilícitos ambientais.

Terra Indígena Sete de Setembro

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), a Terra Indígena Sete de Setembro abrange as cidades de Cacoal e Espigão D'Oeste em Rondônia e a cidade de Rondolândia, no estado vizinho, Mato Grosso. Aproximadamente 1.375 pessoas vivem nesta terra, principalmente do povo Paiter Surui.

Entre as principais ameaças ao ambiente e aos povos indígenas vivendo nesta terra estão: garimpeiros e madeireiros.


https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/07/02/quatro-pessoas-sao-presas-em-area-de-desmatamento-ilegal-na-terra-indigena-sete-de-setembro-em-ro-e-mt.ghtml
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sete de Setembro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.