A proposta de criação do Parque Estadual das Águas tem como objetivo assegurar a proteção de açudes que abastecem mais de 3,3 milhões de pessoas
O governo do Ceará abriu para consulta pública a proposta de criação do Parque Estadual das Águas, que abrange uma área de 10,5 mil hectares nos municípios de Aquiraz, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Pacajus e Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza. A unidade de conservação ajudará a proteger o sistema hídrico Pacoti-Riachão-Gavião, açudes que abastecem mais de 3,3 milhões de pessoas na cidade de Fortaleza e parte da região metropolitana. O objetivo é garantir um "cinturão verde no entorno dos açudes".
A proposta para criação do Parque Estadual das Águas e a delimitação da sua zona de amortecimento - uma faixa de cerca de 8 mil hectares que circundará a área protegida com regras específicas de proteção -, foram baseadas em diagnóstico socioambiental e fundiário realizado ao longo de 2021 pelo governo do Ceará. A unidade de conservação também ajudará a proteger a Caatinga cearense. Os estudos serão apresentados durante as consultas públicas.
No local já foram identificadas mais de 200 espécies de fauna, entre elas o gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) e o gato-do-mato-pequeno (Leopardus emiliae). A implementação do parque também garantirá a proteção de 24 espécies endêmicas da Caatinga.
De acordo com a justificativa da proposta, além de proteger os açudes e a qualidade de água, a criação do parque também ajudará a preservar seis pequenos morretes e promover a conexão com outras unidades de conservação, como a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, a APA da Serra da Aratanha, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Chanceler Edson Queiroz; e integrará o Corredor Ecológico do Rio Pacoti. No entorno também estão a Terra Indígena Pitaguary e a Terra Quilombola Alto Alegre.
As consultas públicas serão realizadas nos municípios de Horizonte, Itaitinga e Pacatuba, nos dias 25, 27 e 28 de janeiro, respectivamente (mais informações abaixo). Durante os eventos, serão apresentados os estudos e limites propostos para a criação do Parque Estadual das Águas e depois será aberta uma discussão entre os presentes para fazerem suas considerações. Questionamentos, dúvidas e sugestões também poderão ser enviados por e-mail para ucaguas@gmail.com entre os dias 28 de janeiro e 28 de fevereiro, através de formulário eletrônico que será disponibilizado nos sites da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
https://oeco.org.br/noticias/criacao-de-parque-de-10-mil-hectares-e-tema-de-consulta-publica-no-ceara/
UC:Parque
Áreas Protegidas Relacionadas
- UC Serra de Baturité
- UC Serra da Aratanha
- TI Pitaguary
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.