Indígenas denunciam a presença de dragas na aldeia Mundurukum, no Pará

Metrópoles - https://www.metropoles.com/brasil/ - 02/05/2022
Indígenas denunciam a presença de dragas na aldeia Mundurukum, no Pará
De acordo com lideranças locais, as embarcações estão no local há cerca de um mês; as autoridades foram avisadas

Maria Eduarda Portela
02/05/2022

Imagens que circulam nas redes sociais desde domingo (1o/5) denunciam a presença de embarcações utilizadas para o garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Sawre Muybu, no município de Itaituba, no sudoeste do Pará.
De acordo com os indígenas da aldeia Mundurukum, as autoridades responsáveis, como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram avisadas. Contudo, não houve nenhuma ação contra a presença dos garimpeiros.
A TI Sawré Muybu tem 178 hectares, com cerca de 168 indígenas vivendo na região, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA).
O Metrópoles entrou em contato com os órgãos ambientais e de fiscalização para mais informações, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.

https://www.metropoles.com/brasil/indigenas-denunciam-a-presenca-de-dragas-na-aldeia-mundurukum-no-para
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sawré Muybu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.