Garimpeiros ilegais devem ser retirados neste domingo da Terra Indígena Baú, no Pará

Yahoo.com - https://br.noticias.yahoo.com - 22/05/2022
Garimpeiros ilegais devem ser retirados neste domingo da Terra Indígena Baú, no Pará

Redação Notícias
dom., 22 de maio de 2022 10:27 AM

A Polícia Federal (PF) deve realizar neste domingo (22) uma ação para retirar nove garimpeiros que invadiram a Terra Indígena (TI) Baú, no sudoeste do Pará. Segundo a PF, indígenas Kayapó renderam e prenderam os invasores que tentavam reativar uma área de mineração ilegal dentro do território.

Neste sábado (21) agentes da PF fizeram um sobrevoo na região para monitorar a situação. A retirada dos invasores deve ser feita dentro da chamada "Operação Guardiões do Bioma", que trabalha através de ações coordenadas de vários órgãos de fiscalização e que atua no combate ao desmatamento ilegal nos estados Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que acompanha a situação com preocupação e que requisitou a tomada urgente de providências das polícias Federal (PF) e Civil do Pará (PC). Segundo o MPF, há o temor de que haja conflito entre os próprios indígenas já que dentro da aldeia Kayapós há um grupo que apoia a exploração ilegal. Uma liderança indígena teria dito, inclusive, que pode haver "derramamento de sangue" a qualquer momento. Organizações indígenas apontam que aproximadamente 40 indígenas podem se envolver no conflito.

Em nota, a Fundação Nacional do Índio (Funai) diz que também monitora a situação e "que tem atuado continuamente em ações de fiscalização em Terras Indígenas de todo o país em articulação com os órgãos ambientais e de segurança pública". Já a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do governo do Pará, informou que "mesmo sendo de responsabilidade da Polícia Federal, por se tratar de área da União e conflito envolvendo comunidade indígena, foi solicitado apoio da Polícia Civil dentro das atribuições que cabem ao Estado".
Terra Indígena Baú

Aproximadamente 188 indígenas vivem na TI Baú, que é povoada por povos: Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós. A área foi homologada em 2008 e corresponde a 1,5 milhão de campos de futebol. A localidade fica dentro do território do município de Altamira, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).



https://br.noticias.yahoo.com/garimpeiros-ilegais-devem-ser-retirados-neste-domingo-da-terra-indigena-bau-no-para-132733603.html
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Baú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.