Quem é Marlene Araújo, 'Rainha do Sararé', presa suspeita de garimpo ilegal em MT

G1 - https://g1.globo.com/ - 11/08/2022
Quem é Marlene Araújo, 'Rainha do Sararé', presa suspeita de garimpo ilegal em MT
A empresa, que anunciava serviço de aluguel de pá carregadeira e recrutava pessoas, financiava a extração ilegal.

11/08/2022

A empresária Marlene Araújo, de 47 anos, conhecida como "Rainha do Sararé", é apontada como chefe da organização criminosa responsável pela extração ilegal de ouro da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá.

Marlene foi presa na última terça-feira (9) durante a Operação "Rainha Sararé", por associação criminosa e usurpação de patrimônio da União. O crime de usurpação, segundo a Constituição Federal, é quando a pessoa produz bens ou explora matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo.

Nesse caso, tudo que está no subsolo da Terra Indígena é patrimônio público.

A investigada está na Cadeia Feminina de Cáceres, a 250 km da capital.

De acordo com a Polícia Federal, Marlene é dona de uma empresa de terraplanagem em Jaru (RO), a cerca de 680 km da terra indígena, que serve como fachada para financiar o garimpo ilegal e receber o ouro extraído e comercializado ilegalmente.

A empresa, que também tinha endereço em Pontes e Lacerda(MT) e em Campo Novo de Rondônia (RO), anunciava serviço de aluguel de pá carregadeira e recrutava pessoas.

O g1 não conseguiu localizar a defesa de Marlene.

Conforme informações da PF, a família da 'rainha' é de Rondônia e se deslocava a Mato Grosso para realizar o garimpo na terra indígena.

Na casa de Marlene, em operação realizada terça-feira (9), foram apreendidos diamantes ilegalmente extraídos, além de joias e objetos de ouro. Também foram localizadas peças de motor e equipamentos incinerados em outras operações na Sararé.

A operação cumpriu três mandados de prisão preventiva, um deles contra Marlene, e uma pessoa está foragida até o momento. Também foram cumpridos quatro ordens de busca e apreensão.
A ação da Polícia Federal teve como objetivo a preservação ambiental com o combate do desmatamento das áreas de preservação e contaminação dos rios e solos.

Terra Indígena Sararé

A Terra Indígena Sararé fica no sudoeste de Mato Grosso, em três municípios: Pontes e Lacerda, Nova Lacerda e Conquista d'Oeste. São 67 mil hectares de área que fazem parte da Amazônia Legal.

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), a terra é habitada pelo povo Nambikwara. São 188 indígenas na região. A Terra Indígena Sararé fica a cerca de 680 km de Jaru, em Rondônia.

A terra sofre riscos de exploração de recursos por madeireiros e garimpeiros e riscos fundiários por fazendeiros e grileiros, segundo dados do ISA.

A área é gerida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Coordenação Regional (CR) de Cuiabá; e pela Secretaria Especial de Saúde Indígena e Distrito Sanitário Indígena de Vilhena (RO). Vilhena fica a cerca de 260 km de distância da Sararé.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/08/11/lider-de-esquema-de-garimpo-ilegal-rainha-do-sarare-tem-empresa-de-terraplanagem-de-fachada-em-mt.ghtml
Mineração em Terras Indígenas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sararé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.