Série de reportagens da Rede Amazônica sobre o povo indígena Wai Wai vence 9o prêmio Sebrae de Jornalismo em Roraima

g1 RR - https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/ - 17/08/2022
Série de reportagens da Rede Amazônica sobre o povo indígena Wai Wai vence 9o prêmio Sebrae de Jornalismo em Roraima
Com três episódios, série foi exibida em maio no Jornal de Roraima 1ª Edição. Produção conquistou o prêmio na categoria "vídeo".

Por g1 RR - Boa Vista
17/08/2022

A série de reportagens "Povos Wai Wai - a cultura da castanha", produzida pela Rede Amazônica em Roraima, venceu a etapa estadual do 9o prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria "vídeo". Os vencedores foram anunciados na noite dessa quarta-feira (16), em Boa Vista.

Com três episódios, a série foi exibida em maio no Jornal de Roraima 1ª Edição (assista acima). O material foi produzido nas Terra Indígenas Wai Wai e Trombetas Mapuera, no Sul de Roraima, e mostrou como os indígenas Wai Wai mantém cultura da extração de castanha, preservam o meio ambiente e garantem renda por meio do empreendimento familiar.

A série teve produção do jornalista Marcelo Marques, com execução do repórter Robson Moreira, imagens do cinegrafista Raimesson Martins, e edição de vídeo dos editores Ítalo Aquino, Ian Andion e Ruan Carneiro. O Jornal de Roraima tem como editora-chefe a jornalista Kendria Cavalcante.

O prêmio foi recebido pelo produtor Marcelo Marques. Ele destacou o trabalho em equipe para o sucesso da série. A produção teve o apoio do Instituto Socioambiental (ISA).

"O prêmio simboliza o comprometimento de uma equipe que se uniu para contar a história de um povo indígena que comercializa a castanha-do-pará de forma eficiente e profissional. Foram alguns dias percorrendo as comunidades, que aprenderam agregar valor e consolidar um empreendimento dentro da floresta amazônica. Foi um trabalho muito importante que temos orgulho", disse.

O g1 em Roraima foi finalista na categoria texto com os as reportagens "Confeiteira aposta em 'Ovos da Crise' com preços acessíveis para a páscoa em Boa Vista: 'menos é mais'", do repórter Caíque Rodrigues, e "Mãe e filha produzem bonecos reborn com direito a certidão de nascimento em RR: 'levando amor'" e "Jovem inova e aposta na produção de chocolates em formato de pênis e posições eróticas em Boa Vista", ambas da repórter Yara Ramalho.

Além da categoria vídeo, o Sebrae também premiou as categorias jornalismo em texto, áudio e fotojornalismo. Os vencedores ganharam troféu, certificado e uma viagem para São Paulo na Missão Empresarial do Sebrae/RR. Eles terão ajuda de custo para transporte, alimentação e hospedagem.


https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2022/08/17/serie-de-reportagens-da-rede-amazonica-sobre-o-povo-indigena-wai-wai-vence-9o-premio-sebrae-de-jornalismo-em-roraima.ghtml
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI WaiWái
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.