Da derrubada de árvores a documentos fraudados: câmeras escondidas mapeiam caminho da madeira extraída ilegalmente na Amazônia

g1, Fantástico - https://g1.globo.com/fantastico/noticia/ - 20/11/2022
Da derrubada de árvores a documentos fraudados: câmeras escondidas mapeiam caminho da madeira extraída ilegalmente na Amazônia
Os repórteres do Fantástico acompanharam operações do Ibama e da Polícia Federal em sete terras indígenas para mostrar como agem - e como são combatidos - os invasores dessas áreas protegidas.

Por Fantástico
20/11/2022 23h02

O que você vai ver na reportagem especial do Fantástico é o resultado de nove meses acompanhando operações da Polícia Federal e do Ibama em sete terras indígenas ou TIs, como são chamadas. E conhecer por dentro como são flagrados e combatidos os invasores dessas áreas protegidas.

Uma reportagem que usou tecnologia de rastreamento por satélite e celular e câmeras acionadas por movimento para seguir o caminho da madeira e revelar um esquema que movimenta milhões na Amazônia.

As operações que o Fantástico registrou se estenderam por mais de três mil quilômetros dentro das TIs. As terras indígenas ocupam quase 14% do território brasileiro. São 610 Tis - a maioria na Amazônia. E funcionam como fortalezas para conter a destruição da floresta.

"Os índices de proteção são superiores dentro das terras indígenas quando você compara fora das terras indígenas", diz o pesquisador do Instituto Socioambiental Antonio Oviedo.

A conclusão é de um estudo do Instituto Socioambiental, que analisou o uso das terras protegidas da Amazônia como um todo nos últimos 35 anos.

"A Amazônia brasileira já perdeu perto de 20% da cobertura florestal. As terras indígenas nesse mesmo período perderam um pouco mais de 1%, o que mostra que as terras indígenas como um potencial muito importante pra proteção da natureza e para o cumprimento de acordos globais que o Brasil tem assumido", diz o pesquisador.

Um potencial ameaçado. Nos últimos três anos, o desmatamento nas TIs cresceu 130%, comparado ao triênio anterior.


https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/11/20/da-derrubada-de-arvores-a-documentos-fraudados-cameras-escondidas-mapeiam-caminho-da-madeira-extraida-ilegalmente-na-amazonia.ghtml
Amazônia:Madeira-Exploração

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Apiaká-Kayabi
  • TI Aripuanã
  • TI Menku
  • TI Roosevelt
  • TI Serra Morena
  • TI Xingu
  • TI Zoró
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.