Brasil mobiliza Força Aérea para defender terras dos Yanomami

Yahoo - https://br.vida-estilo.yahoo.com/ - 01/02/2023
Brasil mobiliza Força Aérea para defender terras dos Yanomami

AFP

qua., 1 de fevereiro de 2023 6:24 PM BRT

A Força Aérea Brasileira começou a se posicionar sobre a reserva indígena Yanomami nesta quarta-feira (1o), antes de uma grande operação marcada para a próxima semana contra garimpeiros ilegais, acusados de causar estragos nesta região protegida da Amazônia.

A operação começou nesta quarta-feira, com a mobilização de caças e aeronaves de detecção equipadas com radares poderosos.

"Qualquer voo suspeito vai ser obrigado a desviar a rota e pousar numa pista para ser identificado", advertiu o ministro da Defesa, José Múcio, entrevistado na véspera pela BandNews.

Através de um decreto assinado na segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva proibiu o sobrevoo em determinadas áreas e autorizou a FAB a atirar em aeronaves suspeitas para forçá-las a pousar.

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito na semana passada para apurar possíveis crimes contra integrantes da etnia Yanomami, incluindo "genocídio", após a divulgação de dados oficiais que contabilizam a morte de cem crianças menores de cinco anos na maior reserva do país, onde vivem cerca de 30.400 indígenas.

Os militares instalaram nos últimos dias um hospital de campanha em Boa Vista, capital de Roraima, onde já fizeram "mais de 300 atendimentos, a maioria crianças", disse nesta quarta-feira durante coletiva de imprensa Juliana Freire Vandesteen, comandante do centro médico.

"Há muitos casos de pneumonia, parasitas intestinais, malária e muitas doenças de pele", acrescentou.

Segundo lideranças Yanomami, cerca de 20 mil garimpeiros clandestinos invadiram seu território, matando indígenas, abusando sexualmente de mulheres e adolescentes e contaminando seus rios com o mercúrio que utilizam para separar o ouro dos sedimentos.

Na segunda-feira, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal ordenou que a Procuradoria Geral da República (PGR) investigue autoridades do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a prática de "genocídio" contra os Yanomami.

Bolsonaro, cujo pai foi garimpeiro na mina de Serra Pelada na década de 1980, sempre defendeu a mineração em territórios indígenas.

Durante seu mandato, a área devastada pelo garimpo ilegal na terra Yanomami passou de 1.236 hectares em outubro de 2018 - quando Bolsonaro foi eleito - a 5.053 hectares em dezembro de 2022, segundo estudo de imagens de satélite da Associação Hutukara Yanomami, divulgado pelo Instituto Socioambiental.

- Cortar pela raiz-

"O problema tem uma origem, e nós sabemos. A presença do garimpo ilegal é muito forte e será debelada", afirmou o ministro José Múcio.

"Vamos prontos para enfrentá-los. Temos que cortar o mal pela raiz", acrescentou.

Múcio disse que estará no local na próxima quarta-feira acompanhado pelos comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, além do chefe da Polícia Federal, em um "esforço concentrado de todas as instituições" contra os garimpeiros.

Os "garimpeiros" frequentemente utilizam aviões para chegar ao interior de terras indígenas de difícil acesso por via terrestre.

Os habitantes desses territórios, invioláveis por lei e onde toda exploração de minério é proibida, enfrentam problemas para se alimentar devido à destruição da floresta onde tradicionalmente obtêm seu sustento.

Além da operação contra garimpeiros clandestinos, a Aeronáutica já entregou 61 toneladas de alimentos e remédios em terras Yanomami desde a semana passada.

© Agence France-Presse

https://br.vida-estilo.yahoo.com/brasil-mobiliza-for%C3%A7a-a%C3%A9rea-para-200356049.html
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.