Após invasão de garimpeiros, Polícia Federal retoma o controle de aldeia na Terra Yanomami

Diario do Nordeste - https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/pais - 11/03/2023
Após invasão de garimpeiros, Polícia Federal retoma o controle de aldeia na Terra Yanomami
A ação ocorreu em Homoxi, Terra Yanomami, no Oeste de Roraima

Escrito por Redação, 21:45 / 11 de Março de 2023.

Após invasão de garimpeiros ilegais, a comunidade indígena Homoxi, localizada na Terra Yanomami, em Roraima, foi retomada pela Polícia Federal. As informações são do portal local do g1. 

Não há, contudo, informações se a recuperação ocorreu neste sábado (11). Há um mês, agentes estão na região para combater a devastação da floresta e a violência contra os povos nativos. 

Na ação em Homoxi, conforme o portal, os agentes queimaram maquinários usados na extração de minérios de garimpeiros.

Nesta semana, um avião utilizado pelos garimpeiros para invadir áreas vizinhas também havia já sido incendiado para conter os invasores.

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), agentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Força Nacional de Segurança Pública estão no território indígena desde o dia 7 de fevereiro, com o objetivo de destruir estruturas utilizadas pelos criminosos. 

Quem são os povos Yanomani? 

Os Yanomani são povos indígenas que vivem em tribos relativamente isoladas em florestas e montanhas do norte do Brasil e sul da Venezuela.

Os povos Yanomani também constituem uma diversidade cultural e linguística formada por, pelo menos, quatro subgrupos de línguas da mesma família. São elas: Yanomae, Yanõmami, Sanima e Ninam. 

Onde vivem? 

Eles vivem no norte da Amazônia e sul da Venezuela. O território Yanomani cobre aproximadamente 192 mil km². No Brasil, são 9.664.975 hectares de floresta tropical pertencentes à terra indígena. 

Os Yanomani vivem em casas coletivas ou aldeias que eles consideram como uma entidade econômica e política autônoma.

Costumes
Um dos costumes mais tradicionais entre a comunidade Yanomani é o culto aos seus pajés. Para eles, esses líderes possuem poderes como controlar fúrias de trovões, afastar predadores e regular dia e noite.

Outra tradição dos Yanomani é o casamento entre parentes. O ideal é casar com um primo, ou seja, o filho de um tio materno e uma tia paterna, para que assim as gerações dos indígenas possam cultivar o emaranhado de laços de consanguinidade e de afinidade. 

Crise
Após diversas mortes, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência de saúde pública em Roraima, região onde os Yanomani estão concentrados. Até 20 de janeiro, o Ministério dos Povos Indígenas divulgou o número de 99 crianças mortas devido ao avanço do garimpo ilegal. 

A pasta ainda estima que ao menos 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome, conforme noticiado pelo g1.

Um Comitê de Coordenação Nacional foi criado visando discutir articulações para atender a população. Entre as medidas está sendo definida a instalação de hospitais emergenciais e a entrega de mantimentos.


https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/pais/apos-invasao-de-garimpeiros-policia-federal-retoma-o-controle-de-aldeia-na-terra-yanomami-1.3345169
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.