Mostra fotográfica 'Faces da Floresta' em São Paulo alerta para destruição do povo Yanomami

g1 RR - https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/03/17 - 17/03/2023
Mostra fotográfica 'Faces da Floresta' em São Paulo alerta para destruição do povo Yanomami
Davi Kopenawa e o líder, escritor e ambientalista Ailton Krenak estarão presentes abertura da exposição no Espaço Fundação Stickel. A entrada é gratuita e a exposição permanece em cartaz até 29 de abril.

Por g1 RR - Boa Vista
17/03/2023 06h00 Atualizado há 2 horas

Uma mostra fotográfica pretende chamar a atenção para a destruição do povo e da cultura Yanomami, que se estende há décadas na Amazônia. O projeto "Faces da Floresta - Os Yanomami", de Valdir Cruz, estreia neste sábado (18) no Espaço Fundação Stickel, em São Paulo, com entrada gratuita.

Davi Kopenawa, Tuira Kopenawa Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e o líder, escritor e ambientalista Ailton Krenak estarão presentes abertura da exposição. A mostra fotográfica inédita tem curadoria de Rubens Fernandes Junior.

A exposição é fruto da parceria do fotógrafo com o povo Yanomami, que iniciou ainda na década de 90. O interesse surgiu quando, em 1994, o xamã Davi Kopenawa discursou na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

Na ocasião, o fotografou em seu estúdio, dando início ao projeto Faces da Floresta. À época, o contato contínuo e irrestrito com garimpeiros ilegais e outros invasores do território Yanomami já trazia aos indígenas epidemias devastadoras e degradação cultural irreversível.

Valdir Cruz, então, se comprometeu em apoiar os Yanomami através da fotografia. Foram quatro expedições às comunidades na fronteira do Brasil com a Venezuela, entre os anos de 1995 e 1997.

Dos registros feitos nesse período, 26 fotografias em preto e branco ocuparão o Espaço Fundação Stickel, em São Paulo. Faces da Floresta é uma parceria com a Galeria Bolsa de Arte e conta com o apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Socioambiental (ISA).

Imagens do projeto fotográfico de Valdir Cruz em parceria com os Yanomami já foram reunidas no livro Faces da Floresta - Os Yanomami, com 89 registros. A primeira edição foi publicada pela powerHouse Books, em 2002. No Brasil, foi lançado pela Cosac & Naify em 2004, com prefácio da Ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima Marina Silva. Ambas as edições estão esgotadas.

Serviço

Exposição de fotografias "Faces da Floresta - Os Yanomami" de Valdir Cruz em São Paulo

QUANDO: 18 março, sábado, a partir das 11h; em cartaz até 29 abril
QUANTO: entrada gratuita
ONDE: Espaço Fundação Stickel - Rua Nova Cidade, 195 - Vila Olímpia, São Paulo.


https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/03/17/mostra-fotografica-faces-da-floresta-em-sao-paulo-alerta-para-destruicao-do-povo-yanomami.ghtml
Produção Cultural:Fotos e Ilustrações

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.