Cinema em realidade aumentada: fogo na floresta e fazedores de floresta

SESC - https://www.sescsp.org.br/programacao - 13/04/2023
Cinema em realidade aumentada: fogo na floresta e fazedores de floresta
Com Instituto Socioambiental (ISA)

Filmes gravados em realidade virtual, realizados pelo Instituto Socioambiental (ISA).
"Fazedores de Floresta" é um mergulho em realidade virtual na experiência do Instituto Socioambiental (ISA) e da Rede de Sementes do Xingu que juntou uma diversidade de pessoas, conhecimentos e sementes nativas para recuperar áreas degradadas nas bacias dos Rios Xingu, Araguaia e Teles Pires, no Mato Grosso. Conheça a ideia que movimenta uma economia do cuidado com pessoas e florestas, fortalece culturas e continua impulsionando o equilíbrio socioambiental e o bem-estar dos moradores da região.
Direção e Roteiro: Tadeu Jungle
Duração: 10
Realização: Instituto Socioambiental (ISA), 2020, Brasil.
"Fogo na Floresta" é um documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o povo Waurá, uma etnia indígena de 560 pessoas que vive no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. O filme passeia pelo cotidiano da aldeia Piyulaga e revela que os índios mantêm sua cultura tradicional ao mesmo tempo em que incorporam hábitos e tecnologias dos "brancos". O curta é um alerta para o fogo que, devido ao desmatamento no entorno do parque e o agravamento das mudanças climáticas, saiu do controle e ameaça as florestas e a vida no Xingu.
Duração: 6'55"
Direção: Tadeu Jungle
Realização: Instituto Socioambiental (ISA), 2017, Brasil.
Essa atividade contará com a mediação da equipe de pesquisadores do Instituto Socioambiental e está vinculada a exposição Utopia Brasileira- Darcy Ribeiro 100 anos, em cartaz no Sesc 24 de maio até 25 de junho.
Na imagem vemos Grupo Nödzö'u (mulheres Xavante que coletam sementes junto com suas filhas e netas), que levou o grupo da ll expedição da associação de Rede de Sementes do Xingu para a coleta de sementes, para que todos vivenciassem a colheita do buriti como é tradicionalmente realizada pelos Xavante da aldeia Ripá (TI Pimentel Barbosa). Como parte de sua cultura, os Xavante coletam sementes há muitos anos e, desde 2014, participam da Rede de Sementes do Xingu.
Foto de © Rogério Assis/(ISA) Mato Grosso.
Utopia brasileira - Darcy Ribeiro 100 anos
24 de Maio
cinema e vídeo
exibição
atividade presencial
Grátis
Local: Espaço educativo da exposição - 5o andar
Datas e horários
De 15/04 a 16/04
15/04 - Sábado - 15h00
16/04 - Domingo - 14h00

https://www.sescsp.org.br/programacao/cinema-em-realidade-aumentada-fogo-na-floresta-e-fazedores-de-floresta/
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.