Funai proíbe acesso a área indígena no AM

g1 AM - https://g1.globo.com/a - 10/03/2023
Funai proíbe acesso a área indígena no AM
De acordo com a portaria, só poderão ter acesso a terra indígena pessoas autorizadas ou acompanhadas por funcionários da Funai, por período determinado.
Por g1 AM

10/03/2023 10h25 Atualizado há um mês

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) proibiu o acesso a área indígena Jacareúba-Katawixi, no Sul do Amazonas, a partir desta sexta-feira (10). A terra indígena, com mais de 647 mil hectares, é localizada nos municípios de Canutama e Lábrea.

De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, só poderão ter acesso a terra indígena pessoas autorizadas ou acompanhadas por funcionários da Funai, por período determinado.

O acesso das Forças Armadas e policiais é autorizado, para cumprimento de suas funções, também deverá ser acompanhados por funcionários da Funai.

A restrição de acesso a terra acontece em reconhecimento dos direitos originários dos indígenas e a proteção de povos isolados que vivem no local.


Desmatamento
Em março de 2022, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a proibição de entrada na área devido o avanço do desmatamento na terra indígena, que ameaçava a integridade territorial dos povos que vivem na região.

De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), entre agosto de 2021 e setembro de 2022, o território registrou mais 21,9 hectares em novos desmatamentos, o que representa mais de 12 mil árvores adultas derrubadas. A região passou mais de um ano desprotegida.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/03/10/funai-proibe-acesso-a-area-indigena-no-am.ghtml
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jacareúba/Katawixi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.